HOJE NA HISTÓRIA | Com a peça Édipo Rei é inaugurado o Teatro Olímpico de Vicenza

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O local fora o primeiro edifício teatral do Renascimento e o primeiro teatro coberto do ocidente

No dia 3 de março de 1585, no interior de uma fortaleza medieval na região de Vicenza, Itália, era inaugurado o Teatro Olímpico de Vicenza. O responsável pela construção fora o arquiteto Andrea Palladio, cidadão da República de Veneza. Para a celebração da inauguração do magnífico prédio renascentista, fora escolhida a peça de Sófocles, Édipo Rei.

Retrato de Andrea Palladio, 1576

Os construtores sob o comando de Palladio levaram cinco anos para concluir a obra que, tão logo inaugurada, tornou-se uma referência mundial para a superação dos limites do homem do Renascimento. O arquiteto, que também fora o responsável por muitas outras obras importantes como La Rotonda, a Basílica de São Jorge Maior e a Villa Barbaro, conseguiu adaptar com elegância a disposição do teatro dentro do pequeno espaço que lhe coube no interior da fortaleza medieval.

Detalhes do palco onde se vê o arco do triunfo

A plateia acomoda-se numa arquibancada sob o formato de meia-elipse. O palco é um quadrado delimitado por uma fachada ornamentada com elementos clássicos e esculturas que representam os financistas da obra, os membros da Academia Olímpica. A cobertura do teatro é decorada com um afresco que reproduz o próprio céu aberto; mas o espaço garante a proteção contra as intempéries e a perda da eficiência acústica. Um arco do triunfo, localizado no palco, completa a grandiosidade do teatro.

Reconstrução e seccionamento em 3D da estrutura do Teatro

Com informações de UniRio, do portal History UOL e do livro A História da Arte, de Ernst Gombrich


“A arquitetura deve ser duradoura, funcional e bela”.

Andrea Palladio

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma