ESMERIL EM REVISTA | Artigos de 02/03 a 14/03 (2025)

Um resumo de tudo o que se publicou na Esmeril nos últimos dias.

Todas as colunas abaixo são de acesso gratuito:
a) “[Conteúdo Liberado]” – desnecessário logar-se para ler;
b) “[Coluna Semanal]” – exige usuário e senha obtidos através de cadastro gratuito [aqui].


02/03 – João Eigen
Ucrânia e os EUA: Relembrando algumas obviedades preocupantes

[Coluna Semanal] João pede para que se pare de olhar para o conflito na fronteira entre Rússia e Europa com olhar imediatista e oferece uma perspectiva diferente. Ele argumenta, antes de se debater os últimos movimentos do novo governo americano sobre esse imbróglio sangrento, ser preciso entender as particularidades da geopolítica, o que a Rússia é, e o porquê da existência de uma relação íntima entre Estados Unidos e Europa.

04/03 – Sanquixotene de La Pança
Seguindo na Ucrânia

[Coluna Semanal] A Sanquixotene segue no tema, mas apresenta argumentos de por que a paz não significar necessariamente uma rendição à Rússia.

05/03 – Paulo Sanchotene
Brasil, Sexo, e Multiculturalismo

[Conteúdo Liberado] Texto em que Paulo apresenta como entende ser o fundamento da “brasilidade” – aquilo que faz de nós “brasileiros” – e por que isso é importante.

06/03 – Entrevista
No príncípio era o ovo…

[Conteúdo Liberado] Entrevista de Leônidas Pellegrini com a poetisa, escritora e editora Lorena Miranda Cutlak. Ela fala sobre seu novo livro, ‘Os Filhotes da Marquesa’, suas influências, a importância da ilustração, e sua motivação para escrever e publicar livros infantis.

07/03 – Fabio Blanco
Manipulação sem Inocência

[Coluna Semanal] Blanco trata da questão corrente da manipulação. Há uma tendência de nos colocarmos como vítimas, como se fosse algo impossível de resistir. Fabio mostra que, talvez, não seja bem assim que funcione; pior, tampouco seria tão nova quanto se crê.

07/03 – Muralha de Livros
De Sócrates a Nossa Senhora

[Conteúdo Liberado] Leônidas apresenta sugestões de livros: “Apologia de Sócrates”, de Platão e Xenofonte; “O Mínimo sobre Ayn Rand”, de Roberto Rachewsky; “A Saga de Theodore Roosevelt”, de Luiz Augusto Módolo; “Minha Inusitada Busca por Mensonge”, de Malcolm Bradbury; e “Glórias e Poder de Nossa Senhora das Lágrimas”, por Amália de Jesus Flagelado.

09/03 – João Eigen
Um insight importante sobre a política

[Coluna Semanal] João segue opinião de Jeffrey Nyquist e divide os movimentos políticos em dois tipos de “ideologia”: intolerante (revolucionária e totalitária); e hesitante. Ele tenta mostrar os motivos para as “ideologias hesitantes” (conservadorismo, liberalismo) terem desvantagem na política moderna.

11/03 – Sanquixotene de La Pança
Bom Senso em Tempos de Decadência: a Quaresma

[Coluna Semanal] Entramos na Quaresma, e a Sanquixotene reflete sobre a relação desse período com o “bom senso”, bem como sobre a importância dessa relação para o contexto político brasileiro.

12/03 – Fabio Blanco
Manipulação Virtuosa

[Coluna Semanal] Fabio segue tratando de ‘manipulação’. De virtuosa, a “manipulação virtuosa” só tem o nome. A diferença é meramente de objetivo. Nesse caso, o manipulado deseja virtude. Porém, mesmo buscando algo bom, a pessoa pode acabar sendo vítima de trapaceiros.

14/03 – Entrevista
Em bom português…

[Conteúdo Liberado] Entrevista de Leônidas Pellegrini com o professor Fernando Pestana. Ele fala sobre seu interesse pela gramática, que acabou servindo de base para a realização do livro ‘Em Bom Português…’, uma coletânea de textos de autores diversos sobre a língua portuguesa.

14/03 – Muralha de Livros
Da nossa língua ao trava-línguas

[Conteúdo Liberado] Leônidas apresenta sugestões de livros: “Em Bom Português…”, organizado por Fernando Pestana; “O Dever do Advogado e Oração aos Moços”, de Rui Barbosa; “Bitcoin: tudo dividido por 21 milhões”, de Knut Svanholm; “A Hidra Feminista”, de Ana Carolina Campagnolo; e “Tesouro Poético da Infância: Trava-Línguas” da editora Texugo.

14/03 – Cinema
Você precisa ver ‘FLOW’

[Conteúdo Liberado] O filme que ganhou o Oscar de melhor animação recebe resenha de Lobo: “‘Flow’ não é só sobre um gato tentando sobreviver, é sobre todos nós[; …] é um filme sem verdades absolutas[; …] não é só uma animação — é a arte de ser como um rio.” Você precisa ler a resenha… e ver ‘Flow’.

14/03 – Cinema
Por que “Ainda estou aqui” não mereceu o Oscar?

[Conteúdo Liberado] No artigo mais recente, Bruna Torlay aproveita a deixa da resenha do ‘Flow’ para falar do Oscar. Em vez de desmerecer o premiado ‘Ainda Estou Aqui’, Bruna resolve enaltecer o filme ‘A Garota da Agulha‘, preterido pelo Oscar: “…uma obra de arte, em termos de cinema. Inspirada em fatos reais, … é um filme sobre a desnaturalização da mulher; sobre o caráter grotesco da crueldade; sobre a aversão intrinsecamente humana às aberrações em todas as suas formas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com