ENTREVISTA | Em bom português…

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

O grande lançamento desta semana foi certamente Em bom português… reflexões sobre a nossa língua, volume organizado pelo professor Fernando Pestana, que reúne artigos sobre a língua portuguesa escritos por grandes estudiosos, como Lara Brenner, William Campos da Cruz, Rodrigo Barreto, entre outros. São textos leves e, não raro, bastante divertidos, a respeito dos mais variados aspectos da nossa língua, com reflexões sobre os modismos mais estapafúrdios em uso por inúmeros falantes do português atualmente, a decadência do ensino de gramática nas escolas brasileiras, análises literárias, entre outros.

Saiba mais sobre esta grande obra na entrevista a seguir!


Revista Esmeril: Fale um pouco sobre sua formação como gramático, e suas principais áreas de interesse nos estudos gramaticais.

Fernando Pestana: Sou professor de português há 25 anos. Profissionalmente, após sair das salas de aula presenciais, comecei a sentir a vontade de deixar um legado na gramaticografia brasileira. O meu primeiro livro, apesar de ser voltado para concursos, foi produzido para ser uma gramática completa, dialogando com a tradição e com a modernidade nos estudos gramaticais. A obra alcançou esse objetivo pretendido, a ponto de ser chancelada pelo gramático Evanildo Bechara. Ainda estou para escrever a gramática da minha vida, por isso tenho me dedicado plenamente ao estudo da historiografia gramatical e ao estudo da norma linguística, para que alunos e professores passem a ter a ciência do que verdadeiramente é a norma culta do português brasileiro e do mal que, infelizmente, renomados linguistas brasileiros fizeram com a tradição gramatical.

Revista Esmeril: A Edições Kírion lançou esta semana o livro Em bom português,organizado por você. Fale um pouco sobre sua motivação para trabalhar na produção dessa obra, seus conteúdos e o processo de organização da mesma.

Fernando Pestana: Cinco anos atrás, senti a necessidade de escrever sobre a língua portuguesa e toda a tradição gramatical/literária que a cerca, como faziam os gramáticos, filólogos e linguistas do passado — Evanildo Bechara, Sílvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Serafim da Silva Neto, etc. Faltava isso nos tempos atuais. Para tal, convidei alguns amigos (todos especialistas na área) a fim de compor a equipe de redatores da página no Facebook “Língua e Tradição”: linguistas, escritores, tradutores, revisores, professores. Só gente boa! Depois de escrevermos mais de 700 textos durante esses anos, resolvemos criar um livro com os melhores textos, que vão desde temas linguísticos atuais a análises literárias, todos calcados na boa tradição da língua. Foi difícil a seleção; mas, enfim, saiu do forno.

Revista Esmeril: Quais foram os critérios para a seleção dos articulistas que assinam o livro?

Fernando Pestana: Dois critérios: escrever bem e ter alto grau de conhecimento especializado (língua e/ou literatura). Os leitores do livro perceberão um alinhamento diferenciado entre forma e conteúdo.

Revista Esmeril: Você pretende reunir um novo volume desse livro?

Fernando Pestana: Certamente. Temos muita lenha para queimar! E os nossos leitores merecem isso.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com