Diogo Fontana fala sobre o primeiro Prêmio Danúbio de Literatura
Diogo Fontana, fundador e editor da Danúbio Editora, acaba de lançar a primeira edição do Prêmio Danúbio de Literatura, uma premiação de escritores para escritores, que, na contramão do lamentável establishment literário nacional, promete alavancar talentos ignorados e projetar a Danúbio como um certeiro incômodo ao coronelato de nossa soporífera cena literária.
Na entrevista abaixo, Diogo fala sobre a motivação e os planos envolvendo o prêmio, o júri, os critérios de julgamento e suas expectativas em relação à premiação. Confira os detalhes a seguir, e não deixa de divulgar o Prêmio Danúbio!
Revista Esmeril: Como surgiu a ideia de promover um prêmio literário, e como foi colocar essa ideia em prática?
Diogo Fontana: Essa ideia é antiga, e está inserida dentro de um plano maior, de criar todo um sistema literário paralelo ao existente, que não tem grande valor já faz um bom tempo. Então, como ninguém mais está trazendo alternativas ao sistema literário atual no Brasil, sobrou para mim… E, nesse sentido, estou promovendo este prêmio literário porque não acredito nos prêmios promovidos atualmente: não acredito no juízo desses prêmios, da capacidade de julgamento da maioria dos jurados. Ou seja, resolvi criar um prêmio melhor do que os que há por aí.
Revista Esmeril: Qual o público-alvo do Prêmio Danúbio, e qual a premiação?
Diogo Fontana: Os escritores marginalizados e dissidentes, aqueles que não têm voz, que são desprezados pelas principais editoras do Brasil, que são humilhados pelas grandes editoras e pelos grandes prêmios, mas que têm talento. São estes os escritores que eu busco: os talentosos marginalizados.
A premiação é um contrato com a Editora Danúbio para a publicação do livro, com um adiantamento de mil reais, e um troféu simbólico também.
Revista Esmeril: Quais são os critérios de julgamento das obras?
Diogo Fontana: Os critérios são absolutamente pessoais, é o gosto dos jurados. O júri será composto por mim e Fábio Gonçalves, escritor já publicado pela Danúbio. Dependendo do volume de obras inscritas, posso nomear mais alguém para compor esse júri, dentre os escritores já publicados pela Danúbio.
O diferencial dessa iniciativa, portanto, é que seja um prêmio de escritores para escritores, e cada um vai julgar as obras inscritas conforme seu gosto pessoal, seus critérios pessoais, seus juízos estéticos idiossincráticos, etc.
Revista Esmeril: Quais são suas expectativas em relação ao material que irá receber?
Diogo Fontana: Confio que receberemos pelo menos um pequeno número de bons livros – se eu não acreditasse nisso, não lançaria o prêmio.Mas, em que quantidade virão essas obras, é ainda uma surpresa. É tudo novidade, é a primeira edição do prêmio, então, é aguardar para descobrir.
Revista Esmeril: Quais são suas expectativas em relação à projeção/visita da editora com esse prêmio?
Diogo Fontana: A expectativa é de que o prêmio ajude na projeção e visibilidade da editora, que já vem crescendo ao longo dos últimos dois anos, e que está ganhando tração – todas as métricas apontam para crescimento, com uma presença cada vez mais expressiva da Danúbio nas redes sociais, e de maneira consideravelmente rápida, com a criação de um público fiel, ávido e de qualidade. E, certamente, chegará um momento em que vamos começar a incomodar – e essa é precisamente uma das coisas que acredito que vá acontecer; não sei como nem quando, mas sei que vai chegar o dia em que o pessoal do establishment literário brasileiro vai se incomodar com a Danúbio.