DOSE DE FÉ | São Teodósio Cenobita

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

São Teodósio, o Cenobita, resolveu seguir os passos de Abraão na juventude, e foi guiado por Deus à Gruta dos Reis Magos, na Palestina, onde formou uma próspera comunidade cenobítica

Hoje é dia de São Teodósio, o Cenobita, monge e eremita.

Nascido em 423, na Capadócia (atual Turquia), Teodósio recebeu sólida formação cristã de seus pais. Desde a adolescência era ele quem fazia as leituras durante as Missas em sua cidade. Em uma delas, leu sobre Abraão, e sentiu que seu destino deveria ser o mesmo do Santo Patriarca: deixar a casa dos pais e sua terra, e seguir para onde Deus o orientasse.

A primeira jornada de Teodósio foi rumo à Terra Santa, onde ele pretendia percorrer os caminhos trilhados por Nosso Senhor. Ao passar por Cilícia, perto da Síria, conheceu São Simão Etilista, que, do alto da torre onde vivia isolado, saudou-o chamando-o por seu nome, e revelou-lhe que Deus o havia escolhido para a salvação de muitas almas.

Depois desse encontro, o jovem Teodósio seguiu seu caminho, e passou a seguir um anacoreta chamado Longino, com quem fundou um primeiro mosteiro em torno de uma capela que havia sido erigida em honra de Nossa Senhora. A fama de santidade do lugar espalhou-se rápido, e o local passou a ser ponto de intensa visitação. Nessa época, Teodósio separou-se de seu mestre e foi habitar em uma caverna no alto de uma montanha próxima. Segundo a Tradição, aquela caverna abrigou os próprios Reis Magos durante sua viagem de retorno de Belém.

Seu isolamento não durou muito tempo. Cada vez mais e mais discípulos das mais diversas nacionalidades procuravam-no em sua caverna, e assim Teodósio foi construindo um mosteiro com cabanas espalhadas por toda aquela região. Também construiu diversas igrejas, que seguiam cada uma o rito dos diferentes grupos que lá chegavam (gregos, árabes, armênios, eslavos etc.). Havia um templo específico, inclusive, para os penitentes que haviam tido uma vida de muitos e graves pecados.

Muitos milagres aconteceram naquela comunidade cenobítica, e a fama de santidade de Teodósio espalhou-se ainda mais. A certa altura, o Patriarca de Jerusalém concedeu a ele o título de Cenobiarca daquela região, tendo autoridade sobre todas as comunidades eremíticas que ali haviam se formado.

A vida de São Teodósio foi abalada quando ele repreendeu o imperador Anastásio, que aderira a certas heresias. Por sua coragem em defender a verdade e a ortodoxia da fé, o Cenobiarca da Palestina foi enviado para o exílio, do qual só pôde retornar após a morte do imperador, em 518. De volta à Palestina, ele foi reempossado de seu cargo, e continuou sua vida de santidade ainda durante 9 anos. Faleceu aos 105 anos de idade, em 529, e foi sepultado na cova que ele mesmo havia aberto para si junto à Gruta dos Reis Magos. Apesar de ter sido profanado pelos muçulmanos diversas vezes, seu sepulcro ainda hoje suscita muitos milagres.

São Teodósio, o Cenobita, rogai por nós!

 

A São Teodósio, o Cenobita

Teodósido era um piedoso
rapazola da Turquia,
que desde criança o Verbo
de Nosso Senhor seguia.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

Certo dia, o capadócio
sentiu que era a sua missão
viajar guiado por Deus,
como fez Santo Abraão.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

Na Terra Santa Teodósio
os passos de Deus trilhou,
e à Gruta dos Três Reis Magos
Nosso Senhor o guiou.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

Começaram a segui-lo
confessos do mundo inteiro,
e entres eles se construiu
variado e imenso mosteiro.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

A fama de Teodósio
chegou até o Patriarca
de Jerusalém, que o fez
excelso Cenobiarca.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

No entanto, um imperador
herege se desgostou
de Teodósio, e para longe,
impiedoso, o expulsou.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

Bem pouco tempo depois,
o imperador faleceu,
e a Palestina de volta
Teodósio recebeu.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

Nove abençoados anos
depois disso, se passaram,
até que Teodósio ao Céu
os Santos Anjos levaram.
Teodósio, o Cenobita
na glória do Céu habita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor