DOSE DE FÉ | Simeão, Ana, o Menino Jesus e a Luz do Mundo

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Na semana que hoje começa, as datas mais importantes, e que estão interligadas, são os dias 2, quando se celebra a Apresentação de Nosso Senhor, e 3, dia dos Santos Ana e Simeão.

Quarenta dias após o nascimento de Jesus, José e Maria, cumprindo a Lei Mosaica, levam-n’O para ser apresentado no Templo de Jerusalém, oferecendo dois pombinhos como doação (Cf. Lc 2, 22 – 24).

O Evangelho de São Lucas (25 – 28) prossegue informando que havia em Jerusalém um ancião justo e piedoso chamado Simeão, a quem o Espírito Santo revelara que não morreria antes de conhecer o Cristo Salvador. Foi o próprio Espírito de Deus que então guiou Simeão ao Templo no dia em que o Menino seria apresentado. Ao ver o Pequeno, Simeão, que estava cheio do Espírito Santo, logo O reconheceu e louvou aos Céus pela graça:

Agora, Senhor, podes deixar partir teu servo em paz, segundo a tua palavra;
porque meus olhos viram a tua salvação,
a qual preparaste em favor de teus povos;
luz para iluminar as nações,
e glória de Israel, teu povo.” (Lc 29 – 32)

Simeão ainda revelou a Maria que o Menino vinha como motivo de “ruína e ressurgimento de muitos em Israel”, e que seria “alvo de contradição”. Ainda, antevendo as dores de Nossa Senhora durante a Paixão de Cristo, anunciou que uma espada transpassaria a alma da Corredentora. (Cf. Lc 33 – 35)

São Lucas revela ainda que, naquela mesma ocasião, encontrava-se no Templo uma piedosa anciã, a profetisa Ana, que também viu a Luz de Deus no Menino Jesus e, assim como Simeão, louvou aos Céus, saindo em seguida para falar de Jesus “a todos de Jerusalém que esperavam a redenção.” (Cf. Lc 36 – 38).

A festa da próxima quinta-feira, portanto, constitui mais uma ocasião em que se celebra Nosso Senhor Menino como Salvação e Redenção para todos aqueles que, como São Simeão e Santa Ana, conseguem ver n’Ele a “Luz para iluminar as nações”, Luz própria do projeto salvífico de Deus para Seus filhos. É mais uma ocasião em que Jesus reforça Seu convite para que nós O imitemos, para que possamos revelar a todos os nossos irmãos a Sua Luz Salvadora, como fizeram os dois primeiros arautos de Cristo, celebrados na festa de sexta-feira.

A Portadora da Luz

Ainda na quinta-feira é celebrada a festa de Nossa Senhora da Luz, que também ganha o nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Candelária ou Nossa Senhora da Purificação. Isso porque, na ocasião da apresentação do Menino Jesus no Templo, também segundo a Lei Mosaica, Maria apresentava-se para ser purificada. Ela não tinha necessidade dessa purificação (pois foi concebida Imaculada), mas era humilíssima (assim como o próprio Cristo, que, mesmo sem precisar, veio ao mundo como um bebê, frágil e dependente da proteção de dois adultos) e obedientíssima às Leis de Deus, e seguiu todo o protocolo que Lhe era exigido. E como era aquela a ocasião em que São Simeão anunciou o Pequeno como Luz do Mundo, ali estava também Aquela em cujo ventre o Redentor foi concebido, a Portadora da Luz.

Nesta semana, portanto, reflitamos as seguintes questões: 1) Tenho reconhecido Nosso Senhor em minha vida quando Ele me é apresentado? 2) A exemplo de São Simeão e Santa Ana, eu O reconheço como Luz do Mundo e O anuncio a meus irmãos? 3) Tenho me esforçado para imitar a Mãe Santíssima do Redentor, humilhando-me diante de Deus e obedecendo sua Palavra?  4) O quanto tenho tentando eu próprio me fazer portador de Sua Luz nas mais diversas ações do dia a dia, como uma esmola, uma ajuda a um amigo ou desconhecido, uma palavra de carinho ou conforto a alguém que esteja precisando, uma visita a um doente, ou fazendo-me cristãmente exemplar aos meus familiares, filhos, alunos, vizinhos, funcionários, subordinados etc.?

Acompanhados do Menino Jesus, de Nossa Senhora da Luz e dos Santos Simeão e Ana, uma excelente e abençoada semana a todos!


Acompanhe a Dose de Fé diária, com poemas para o Santo do dia.


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor