DOSE DE FÉ | Raimundo Nonato

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Sacerdote mercedário, São Raimundo Nonato santificou-se pela caridade heroica ao libertar dos cativeiros muçulmanos centenas de pais de família 

Hoje é dia de São Raimundo Nonato, sacerdote.

Nascido em Portello, na Catalunha, Espanha, em 1204, em circunstâncias trágicas, Raimundo foi tirado de dentro de sua mãe, que morrera ainda antes do trabalho de parto completo. Por isso, recebeu o segundo nome de Nonato, que quer dizer “não nascido”.

Raimundo, desde criança, sentia a vocação para a vida religiosa. Portanto, aos 24 anos, ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, recém-fundada por São Pedro Nolasco. A Ordem, mendicante, tinha como objetivo libertar cristãos feitos prisioneiros pelos muçulmanos, mediante o pagamento de resgate que os membros da ordem conseguiam com as esmolas que recebiam.

Em Valência, que estava sob o domínio dos muçulmanos, Padre Raimundo conseguiu libertar 200 cristãos. Depois, enviado duas vezes em missão para a Argélia, no Norte da África, resgatou cerca 150 prisioneiros em cada viagem. Na segunda viagem, quando não lhe restava mais dinheiro, ofereceu-se ele próprio como refém entre os maometanos para alforriar mais um irmão cativo.

Passou mais de um ano sofrendo humilhações e torturas. Ainda assim, além de manter firme o espírito de seus companheiros cristãos, São Raimundo Nonato também converteu vários islâmicos com suas pregações na prisão. Furiosos, os chefes carcereiros mandaram perfurar sua língua com vários cadeados, para que ele não pudesse mais falar. No entanto, justamente pelo testemunho de seu silêncio compassivo, em seu sofrimento amoroso por Nosso Senhor Jesus Cristo, muitos outros infiéis ainda se converteram.

Em 1239, após 8 meses com os cadeados atados à sua língua, São Raimundo Nonato foi libertado e enviado de volta à Catalunha. Por causa de sua fama de santidade, o Papa Gregório IX nomeou-o Cardeal e o chamou para que se tornasse seu conselheiro em Roma. Muito adoentado pelo tempo em que havia sido cativo, Raimundo Nonato precisou adiar sua viagem à Cidade Eterna por meses. Quando finalmente rumou, estando perto de Barcelona, em 31 de agosto de 1240, acabou morrendo aos 36 anos de idade.

São Raimundo Nonato foi velado e sepultado em Cardona. Seu túmulo foi transformado num lugar de peregrinação para os cristãos de toda a região, que reconheciam nele a santidade, a coragem e o amor cristão. No local onde ficava seu túmulo foi construída uma igreja que guarda seus restos mortais até hoje. O culto a São Raimundo Nonato espalhou-se pela Espanha inteira e pela Europa. Em 1681 ele foi canonizado.

No capítulo 25 do Evangelho de São Mateus, Jesus diz que o Filho do Homem, durante o julgamento final, dirá aos justos: “eu estava na prisão e viestes me visitar” (Mt 25, 37). Foi o que São Raimundo Nonato fez, por amor a Nosso Senhor, enxergando-O em cada um dos irmãos que não só visitou, como libertou. E, nesse ínterim, ainda libertou do engano outros tantos filhos de Deus, maometanos, para os quais revelou a única Verdade. Assim, o padre mercedário santificou-se por sua heroica caridade cristã, devolvendo a seus filhos e esposas tantos pais e maridos, e a Deus tantos filhos desviados de Seu caminho.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!  

 

A São Raimundo Nonato  

  

Retirado da mãe morta,

foi chamado “não nascido”

o espanholzinho Raimundo,

de Deus um servo querido.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Querendo seguir a Cristo,

escravo d’Ele se fez,

tornando-se sacerdote

da Senhora das Mercês.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Libertou irmãos de fé

em Valença e no além-mar,

e muitos pais de família

fez à casa retornar.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Quando já não tinha mais

pra resgates o dinheiro,

pra soltar mais um irmão,

entregou-se prisioneiro.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Mau negócio a Maomé

ter cativo tal cristão,

que a muitos de seus sectários

fez valer a conversão.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Pra fazerem-no calar-se,

seus algozes desalmados

trancaram a sua língua

com tenazes cadeados.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Mau negócio novamente,

pois em seu silêncio fiel,

o cativo converteu

de infiéis um mundaréu.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Aguentou a cruel tortura,

no Senhor sempre confiado,

até que por seus irmãos

um dia foi libertado.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Foi chamado pelo Papa

para ser seu Cardeal,

mas antes, chamou-o Cristo

para o Seu Reino Eternal.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.

 

Esta foi bem resumida

a história do tão querido

Raimundo Nonato, Santo

ao amor de Deus nascido.

Nascido pra Deus de fato

foi São Raimundo Nonato.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor