DOSE DE FÉ | Pio V

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Papa reformador, São Pio V combateu a corrupção na Igreja e costurou a paz entre os Estados europeus para a formação da Santa Aliança contra os turcos no século XVI

Hoje é dia de São Pio V, Papa.

Nascido Miguel Ghisleri, em Bosco Marengo, província de Alexandria, no Egito, em 1504, ingressou aos 14 anos na Ordem Dominicana. Após ordenar-se sacerdote, galgou rapidamente todos os degraus da carreira eclesiástica: foi professor, prior de convento, superior provincial, inquisidor, Bispo, grande inquisidor, cardeal e, finalmente, Papa, quando assumiu o nome de Pio V, em 1566.

Pio V foi um Pontífice reformador de costumes. Entre suas principais ações estiveram a luta feroz contra a simonia (venda de bênçãos, indulgências e cargos eclesiais) e o nepotismo (favorecimento a parentes para ocupação de cargos eclesiais). Sob a orientação das normas do Concílio de Trento (1545 – 1563), insistiu na obrigatoriedade de residência fixa dos bispos em suas dioceses, na clausura dos religiosos, no celibato e na santidade de vida dos sacerdotes, nas visitas pastorais dos bispos e no incremento das missões. Ainda, excomungou e destituiu Elizabeth I, rainha da Inglaterra protestante sob a qual foram feitos inúmeros mártires católicos.

O feito pelo qual São Pio V é mais notado refere-se à sua atuação em impor uma trégua nas lutas entre os Estados europeus para que se formasse a Santa Aliança contra os turcos. Como resultado dessa ação, enquanto a cristandade, a seu pedido, rezava o Santo Rosário, a frota cristã derrotou definitivamente as esquadras turcas em 7 de outubro de 1571, na Batalha de Lepanto.

A missão de São Pio V neste mundo terminou em 1º de maio de 1572, quando ele já contava com 68 anos. Pontífice reformador e viajante, manteve os hábitos monásticos dominicanos durante toda a vida, constituindo modelo de sobriedade e respeito com a Igreja. Foi canonizado em 1712, e posteriormente a data de sua memória ficou fixada em 30 de abril.

São Pio V, rogai por nós!

 

A Glória do Santo Padre

 

Rezando junto ao Papa a Europa inteira

desfia seus Rosários, e em Lepanto

impõe a Santa Aliança a derradeira

derrota aos infiéis, cheios de espanto.

 

O velho continente goza a paz

que há séculos não via, e de repente

tudo é contentamento num presente

que em pouco tempo logo se desfaz.

 

No entanto, aquele instante é de alegria,

e o Santo Padre o goza agradecido,

e em lágrimas aos Céus suas preces guia,

 

e com a sensação de haver cumprido

sua missão no mundo, em pouco vai

viver a Glória Eterna junto ao Pai.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor