DOSE DE FÉ | Pedro Damião

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Conheça a história de São Pedro Damião, o monge, bispo e cardeal que durante toda a vida lutou pela verdadeira reforma da Igreja

Hoje é dia de São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja.

Nascido em Ravena, na Itália, em 1007, Pedro ficou órfão ainda criança e foi criado pelo irmão mais velho, Damião, de quem adotou o nome quando se tornou monge. Estudou em Ravena, Pádua e Faenza, e foi professor em Parma e Ravena.

Buscando uma vida mais austera, por volta de 1035 ingressou na Ordem dos Camaldulenses, no Mosteiro de Avellana, na região da Úmbria, onde os religiosos levavam vida eremítica. Percebendo a necessidade de uma reforma mais austera, colocou-a em prática no mosteiro, e estendeu essa reforma a outros tantos da Europa, que passaram a seguir suas orientações.

Foi colaborador de seis Papas, tendo encorajado a reforma do Bispo Hildebrando, que viria a se tornar o Papa Gregório VII, para banir da Igreja as práticas da simonia (venda da indulgências, bênçãos e sacramentos) e da venda de cargos eclesiásticos, então em voga. Fortaleceu e sustentou a regra do celibato entre os religiosos.

Em 1057, foi nomeado Cardeal de Óstia, cargo a que renunciou posteriormente para voltar a viver a vida de simples monge. Ainda assim, continuou a ser um grande articulador e emissário do Vaticano, tendo combatido o antipapa Bento X.

Tomado de uma febre violenta, morreu em 21 de fevereiro de 1072, aos 65 anos, no mosteiro fora dos muros de Faenza. Durante sua vida, escreveu muitas obras, incluindo vários tratados (67 sobreviveram), cartas, sermões, preces, hinos e textos litúrgicos. A mais contundente, sem dúvida, é O livro de Gomorra, em que denuncia a corrupção e os vícios no meio eclesiástico de então. Por esses escritos, foi declarado Doutor da Igreja quando de sua canonização pelo Papa Leão XII, em 1828.

São Pedro Damião constitui modelo de espírito não apenas reformador, mas de zelo pela retidão e a santidade da Igreja. Que, de alto a baixo, ele inspire nosso clero.

São Pedro Damião, rogai por nós!

 

Epitáfio a São Pedro Damião

 

Um grande espírito reformador

foi o incansável Pedro Damião,

que, servindo nas vinhas do senhor,

 

combateu a eclesial corrupção,

sendo ele monge, bispo ou cardeal.

Buscando santidade e retidão,

 

sem recuar bateu-se contra o mal:

subornos, antipapas, simonia,

desvios, vícios, perversão sexual,

 

todos os tipos de velhacaria

o austero e santo padre combateu

com justiça, razão e sabedoria.

 

Por todo o clero adúltero e sandeu

possa Pedro Damião interceder,

enquanto é tempo, e antes do extremo breu,

 

à santidade todos devolver,

e que todos os anjos possam bem

ouvir este clamor e aqui dizer:

 

“Amém! Amém! Amém! Amém! Amém!”


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor