DOSE DE FÉ | Pedro Claver

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Padroeiro dos escravos e da Colômbia, São Pedro Claver batizou e confortou as almas de mais de 300 mil escravos vindos da África

Hoje é dia de São Pedro Claver, sacerdote.

Nascido no povoado de Verdú, na Espanha, em 1580, Pedro estudou no Colégio dos Jesuítas e ingressou na Companhia de Jesus com 21 anos de idade.

Influenciado pelos ensinamentos de Santo Afonso Rodriguez, partiu como missionário para a América Espanhola, estabelecendo-se em Cartagena, na Colômbia. Lá, via aportarem toda semana cerca de 12 a 14 navios negreiros abarrotados de escravos.

Penalizado com a situação daqueles escravos, dedicou sua vida ao apostolado junto deles. Batizou mais de 300 mil escravos, e ouvia as confissões de cerca de 5 mil deles por ano. Ao mesmo tempo, exortava as autoridades civis locais contra a escravidão, prática condenada pela Igreja em documentos papais desde o século XV. E de fato, ainda que com dificuldades, chegou a converter muitos nobres do Novo Mundo, que também buscavam com ele a confissão. Seguiu com esse apostolado por quatro décadas, até sua morte, aos 74 anos, em 8 de setembro de 1654.

Canonizado por Leão XIII em 1888, São Pedro Claver, em vida, cumpriu 4 votos perpétuos: pobreza, obediência, castidade e ser escravo dos escravos. De fato, era assim que ele se declarava: aethiopum semper servus. E foi assim que conquistou sua santidade: sendo, a exemplo do Apóstolo que leva seu nome, um pescador de homens, para levar suas almas ao Céu. Que seu exemplo inspire-nos em nossas ações.

São Pedro Claver, rogai por nós!

 

Quando Pedro Claver chegou ao Céu

 

Quando Pedro Claver chegou ao Céu,

trezentos mil o estavam a aguardar.

Eram os escravos que ele fez salvar,

sendo ele próprio escravo humilde e fiel.

 

A santa multidão o cortejou,

os Anjos lhe entoaram melodias,

beijou-o Nossa Santa Mãe Maria,

Jesus, braços abertos, o abraçou.

 

Encaminhou-o Nosso Salvador

para ocupar seu merecido trono

em Seu Abençoado Eterno Domo,

 

e ali escreveu: “Fiel servo e pescador

de muitas almas, senta aqui o honrado

Pedro Claver, meu filho muito amado.”


“Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo.”

– Leão XIII


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor