23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

DOSE DE FÉ | Maria Eva e Maria Marta

Revista Mensal
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Mártires da Polônia, as Irmãs Maria Eva e Maria Marta morreram em meio às odiosas perseguições nazistas e comunistas contra os cristãos

Entre os diversos santos e beatos do dia, foram escolhidas para a homenagem de hoje as beatas Maria Eva da Providência (Eva Noiszweska) e Maria Marta de Jesus (Casimira Wolowsk), virgens e mártires.

De família polonesa, primeira de onze irmãos, Irmã Maria Eva nasceu em 1885 na Lituânia. Formada em Medicina, durante a 1ª Guerra Mundial atuou em um hospital, confortando física e espiritualmente os feridos. Recebeu o hábito em 1920.

Irmã Maria Marta, caçula de oito irmãos, nasceu em Lublin, em 1897. Recebeu o hábito religioso em 1902. Foi superiora de vários conventos. Em 1919, fundou um orfanato em Maciejów, para crianças polonesas, ucranianas e russas procedentes da Sibéria, e em seguida abriu para elas uma escola de instrução geral e profissional e uma escola de ensino propedêutico. 

Em 1942, em uma Polônia ocupada por nazistas e comunistas, essas duas freiras da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria encontravam-se na cidade de Slonim, sitiada, onde cuidavam de prisioneiros fugitivos, famintos e doentes. Na madrugada de 18 para 19 de dezembro, foram presas e levadas para fora da cidade, na Colina de Góra Pietralewick, e foram fuziladas. Foram beatificadas por São João Paulo II em 13 de junho de 1999.

Bem-aventuradas Maria Eva e Maria Marta, rogai por nós!

 

Duas Irmãs

 

Num país por demônios ocupado,

duas irmãs da Bem-Aventurada

Conceição de Maria Imaculada

a Deus prestavam seu trabalho honrado,

 

cuidando de feridos e doentes.

Irmã Maria Marta acautelada

foi de que em lista negra era citada

pelos cruéis nazistas inclementes.

 

Tanto ela como Irmã Maria Eva

por ficar com seus doentes optaram

e em oração com eles se prostraram,

 

e presas foram pela iníqua leva

que as fuzilou com fera crueldade

e as elevou à eterna santidade.


Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Finados

Finados   I Dos bisos conheci o Nona e a Nono, avós do pai, bem pouco conhecidos, na verdade, em seus mundos recolhidos, alçados quase...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img