DOSE DE FÉ | Isidoro de Sevilha

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Por seu trabalho nos Concílios de Sevilha e de Toledo, Santo Isidoro de Sevilha foi chamado de Pai dos Concílios e Mestre da Igreja na Idade Média

Hoje é dia de Santo Isidoro de Sevilha, bispo e Doutor da Igreja.

Caçula dos quatro filhos de Severiano e de Teodora, cristãos piedosos da Hispânia, Isidoro nasceu em 560, em Sevilha. Seu pai morreu quando ele ainda era bem novo, mas ele teve como modelo seu irmão, São Leandro, a quem sucedeu na Arquidiocese de Sevilha, a partir do ano 600.

Seu apostolado à frente de Sevilha, como Arcebispo, durou quase quatro décadas. Ele conseguiu a conversão dos visigodos adeptos da heresia ariana, assim como dos judeus espanhóis, além de ter convocado e presidido importantes concílios do século VII, como o de Sevilha, em 619, e o de Toledo, em 633. O primeiro desses eventos foi importante no combate à heresia ariana, muito em voga no território espanhol de então; e o segundo fez com que fossem espalhados seminários pelas dioceses de toda a Espanha. Por esse motivo, Santo Isidoro foi chamado de Pai dos Concílios e Mestre da Igreja na Idade Média.

Piedoso, dedicava-se à caridade a ponto de sua casa estar diariamente cheia de mendigos e necessitados. Amante do conhecimento, tinha uma das maiores e mais completas bibliotecas da Espanha, que era aberta à visitação pública, sendo que muitos estudantes e seminaristas a utilizavam como seu principal centro de estudos. Deixou uma obra intitulada Etimologias, espécie de enciclopédia católica, com as biografias dos principais personagens da Bíblia.

Santo Isidoro faleceu no dia 4 de abril de 634. Pressentiu sua morte e, antes de partir, dividiu seus bens com os pobres, fez uma confissão pública de seus pecados, recebeu pela última vez a santa eucaristia e, rezando ao pé do altar, morreu ali mesmo. Foi canonizado em 1588, por Clemente VIII, e declarado Doutor da Igreja em 1722, por Bento XIV. Seus irmãos Leonardo, Fulgêncio e Florentina também são santos da Igreja.

Santo Isidoro de Sevilha, rogai por nós!

 

A despedida de Isidoro

 

Quando Dom Isidoro pressentiu

a morte já chegando, dividiu

 

com os mendigos tudo o que era seu,

de seus pecados testemunho deu

 

em público, e a santa comunhão

recebeu, e se pondo em oração

 

aos pés de Jesus Cristo e de Maria,

dormiu, e enquanto o sono o envolvia,

 

da carne sua alma santa se apartou

e para a Eternidade, enfim, rumou.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor