DOSE DE FÉ | Cirilo de Jerusalém

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Instituído como Príncipe dos Catequistas Católicos por Leão XIII, São Cirilo de Jerusalém passou boa parte de sua vida peregrinando devido a exílios injustos

Hoje é dia de São Cirilo de Jerusalém, bispo e Doutor da Igreja.

Nascido em Israel, em 315, Cirilo era de família cristã e foi educado com grande fundamentação nas Sagradas Escrituras. Em 345, aos 30 anos, recebeu ordenação sacerdotal, e apenas três anos depois foi sagrado Bispo de Jerusalém, cargo que exerceu durante quase trinta e cinco anos.

Durante um breve período em sua juventude, deixou-se influenciar por hereges adeptos do arianismo (doutrina que nega a divindade de Cristo), e isso fez com que fosse injustamente acusado de heresia e exilado por três vezes: na primeira, foi apontado por um bispo chamado Acácio; logo que foi reconhecido o engano, pôde retornar a Jerusalém. Seu segundo exílio aconteceu por ordem do imperador Constâncio, mas logo os bispos Atanásio e Hilário foram em sua defesa, e novamente ele voltou a seu posto. O terceiro e mais longo exílio aconteceu por ordem do imperador Valente – ele sim um herege –, e São Cirilo peregrinou por onze anos por várias cidades da Ásia.

 Com a morte do imperador em 378, Cirilo e outros vários bispos foram anistiados e ele pôde retornar à sua diocese, onde permaneceu até sua morte, em 386.

Muito afeito à catequese, entre os diversos documentos que escreveu, 18 foram discursos catequéticos, 13 escritos de exposição geral da doutrina cristãs, e 5 com comentários sobre os ritos sacramentais que aconteciam durante a iniciação cristã. Pelo conjunto de seus escritos, o Papa Leão XIII, que o canonizou em 1882, concedeu-lhe os títulos de Doutor de Igreja e Príncipe dos Catequistas Católicos.

São Cirilo de Jerusalém, rogai por nós!

 

Epitáfio a São Cirilo de Jerusalém

 

Pesares e infortúnios, glórias e conquistas

marcaram decisivamente a vida

de São Cirilo, Príncipe dos Catequistas.

Acidentada estrada constituída

 

de exílios, desencantos, peregrinações,

mas sempre com amor a Jesus Cristo,

em catequeses, cartas doutrinais, sermões

à formação do bom cristão e benquisto

 

por Deus em Sua Casa, onde hoje vive bem.

Rogai por nós do Celestial Destino,

ó catequista Bispo Peregrino,

ó amado São Cirilo de Jerusalém!


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor