DOSE DE FÉ | Santa Anne Line

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Mártir da Inglaterra, Santa Anne Line é modelo de coragem e espírito de sacrifício 

Hoje é dia de Santa Anne Line, mártir.

Nascida em 1567, em Dunmow, no Condado de Essex, Ana e seu irmão William converteram-se ao catolicismo na adolescência, e por isso foram deserdados pelo pai, calvinista fervoroso. Em 1586, casou-se com outro jovem convertido e também deserdado, Roger Line. Pouco tempo depois, no entanto, Anne ficaria sozinha na Inglaterra, após seu marido e seu irmão serem expulsos por estarem participando de uma missa, o que era proibido pelas leis elizabetanas.

No exílio em Flandres, Roger Line enviava para a esposa um pouco da pensão que recebia do rei da Espanha, até 1594, quando faleceu. Viúva e com a saúde abalada, Anne contou com a Providência quando foi acolhida pelo padre jesuíta João Gerad, que a colocou na direção de uma casa de refúgio, em Londres, para os sacerdotes que voltavam em segredo para a cidade.

Em 2 de fevereiro de 1601, dia da Festa da Purificação, o Padre Francisco Page estava celebrando a Missa das Candeias quando o refúgio foi invadido por guardas reais após a denúncia de um vizinho. Anne conseguiu dar fuga ao sacerdote, mas acabou sendo presa. No dia 26, já bastante doente e debilitada, foi julgada no tribunal de Old Bailey e condenada à pena capital pelo crime de dar refúgio a padres católicos. Foi enforcada no dia seguinte. Junto dela, também foram executados por esquartejamento dois sacerdotes, o Beato Mark Barkworth e o Beato Roger Filcock, seu confessor.

Suas últimas palavras, no cadafalso, antes de pôr sua cabeça no laço, foram as seguintes: “Fui condenada por ter concedido refúgio a um padre católico; contudo, estou tão longe de arrepender-me, que desejaria de todo coração ter hospedado mil em vez de um só”.

Santa Anne Line foi beatificada por Pio XI em 1929 e canonizada por Paulo VI em 1970. Além de 27 de fevereiro, ela também é celebrada em 25 de outubro, dia dos Mártires da Inglaterra e Gales. Algumas dioceses da Inglaterra celebram-na junto com as mártires Margarida Clitherow e Margarida Ward em 30 de agosto.

Que a coragem e o espírito de sacrifício de Santa Anne Line sirvam de exemplo para os católicos de todos os tempos.

Santa Anne Line, rogai por nós!

 

As últimas palavras de Anne Line

 

Por padres proteger foi condenada

Anne Line, que à forca foi enviada.

 

Antes de sua cabeça pôr no laço,

no entanto, ela bradou sem embaraço

 

suas últimas palavras nesta vida:

“Fui condenada porque dei guarida

 

a um sacerdote, mas só me arrependo

é de estar, enfim, hoje aqui morrendo

 

sem poder de mil outros ter cuidado.”

Em seu pescoço então foi apertado

 

o laço que sua vida aqui encerrou

e com Jesus, no Céu, pra sempre a atou.


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor