CULTURA | Escritor cearense vence concurso nacional de contos

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

Com o seu conto “Diáspora”, Moacir Marcos de Souza Filho juntou-se a outros dois escritores na conquista do prêmio

“Diáspora” levou o cearense Moacir a ganhar o II Prêmio Literário Máquina de Contos. Outros dois escritores juntaram-se ao autor cearense na conquista da premiação. O resultado do concurso disputado por mais de mil contistas de todo o país foi divulgado nesta sexta-feira, 13. Os ganhadores terão a sorte de assinar contrato para a publicação dos seus trabalhos na plataforma Máquina de Contos, receberão R$ 2 mil em dinheiro e um troféu para exibirem junto aos livros na estante.

Moacir Marcos de Souza Filho/Arquivo pessoal

Os outros dois contistas laureados com o prêmio foram o escritor amazonense Anderson Silva da Costa, autor de “A Noite de Ernesto”; e a paulista Ana Gabriella Machado Pereira da Silva, com o conto “Irene”. Os trabalhos dos vencedores entrarão para o catálogo de textos de autores como a cearense Jarid Arraes e a paulista Andréa Del Fuego. Os contos que concorreram nesta edição foram avaliados por Tiago Velasco, escritor (autor de Petaluma) e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio; e por Sérgio Tavares, crítico literário e escritor.

Nesta segunda edição, a premiação Máquina de Contos recebeu precisamente 1.002 subscrições de escritores de todo o país. O prêmio tem como objetivo “estimular a cultura brasileira” a partir da “revelação de novos talentos” da literatura escrita em português meridional. Na primeira edição, o prêmio foi concedido à mineira Lara Firmino Araújo e aos gaúchos João Pedro Burzlaff Lopes e Ana Carolina Schmidt Ferrão.

Máquina de Contos é um serviço que envia mensalmente aos seus assinantes um conto sob o formato digital. A leitura pode ser feita on-line ou, se o cliente quiser, o texto pode ser baixado e impresso.


Com informações do Jornal O Povo


“Não me venham com conclusões! A única conclusão é morrer”.

Fernando Pessoa

Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma