No início de junho deste ano, recebi um email contendo um pedido que virou, para mim, mais um presente. Dennys Andrade me enviava a versão em PDF de seu segundo trabalho no campo do teatro infanto-juvenil: a adaptação, em três atos, das obras maiores da literatura grega, a Ilíada e a Odisséia, de Homero.

O autor enviava a obra para apreciação e, gentilmente, sugeria me encaminhar um exemplar quando a versão impressa finalmente saísse. Na ocasião, disse ao autor que o manuscrito caía como uma luva, pois o tema de agosto da Revista Esmeril seria o valor dos tradutores para a cultura, e eu tinha em mente traçar analogias entre o ofício da tradução literária e os demais campos das artes, como a adaptação de clássicos para o teatro, por exemplo não por acaso, foi Roberto Mallet, o artista que converteu o romance Lições de Abismo em monólogo teatral, o entrevistado desta edição.

Homero é uma espécie de profeta das formas. Não há como apreciar a arte da poesia sem voltar-se o tempo inteiro às epopéias do rapsodo mais celebrado da Grécia antiga. Perdi a conta das versões de Homero, em português ou em outros idiomas, que leio desde os 19 anos, quando a tradução peculiar que fez Odorico Mendes da Ilíada trouxe o épico grego para dentro da minha alma.

A adaptação de Dennys Andrade, competente redução dos principais episódios e premissas mitológicas que marcam a Ilíada e a Odisséia, consegue traduzir Homero para o teatro e para o público infanto-juvenil ao mesmo tempo, fidelíssimo ao aspecto principal dos poemas: a excelência constante, ou energia vigorosa da primeira à última sílaba. O texto é impactante e comove o leitor de qualquer idade, mesmo aquele que conhece Homero de cor. 

O texto é dividido em três partes, estrutura pensada para uma peça de três atos, e traz em anexo uma tabela contendo todos os personagens envolvidos, o caráter próprio a cada um e o número de palavras que pronunciam ao longo da peça. O material, cujo subtítulo é Teatro completo para o ensino fundamental, soma qualidade literária a um sensível apreço pelo trabalho de qualquer professor de teatro confrontado à desafiadora tarefa de levar ao palco crianças dispostas a emprestar sua pele à sina de Aquiles, Odisseu, Helena, Páris, Penélope, Telêmaco e Agamêmnon.

Produção e lançamento

Atualmente, a versão eletrônica de Ilíada e Odisseia, Teatro completo para o ensino fundamental (BKCC Livros: São Paulo, 2020) está disponível na Amazon. Contudo, para sorte dos professores de ensino fundamental, a BKCC livros, detentora dos direitos autorais, acaba de fechar uma parceria com a produtora CEDET para produção e distribuição de exemplares impressos. 

Além de lançar esta obra em versão impressa, a BKCC Livros inclui na parceria a 2ª edição da obra de estréia do autor: Pequeno Teatro da Civilização Ocidental, desta vez em tiragem maior e com sistema de distribuição mais amplo.  

Sua primeira obra, que antecede a adaptação de Homero, foi igualmente pensada para virar projeto teatral escolar. Mais curta, pode agradar ainda mais professores que desejam sair do lugar comum e envolver os alunos na criação de algo divertido e extremamente marcante, em termos de experiência intelectual introdutória. Conforme informa o autor, trata-se de um:

Livro infantojuvenil sobre a história da Civilização Ocidental. Os personagens retratam importantes eventos, como o advento da escrita e das primeiras leis; dramatizam a origem de conceitos como ética e moral, certo e errado, a origem dos reinos, da democracia e do populismo; abordam de maneira lúdica e simples como o comércio gerou riqueza, incitou revoluções e moldou o nosso mundo.

Quanto à Ilíada e Odisséia, assim o resume o autor:

O livro trás de maneira leve e divertida o enredo homérico completo, dividindo-o em três partes com 38 cenas que lhe dão forma e corpo, permitindo uma compreensão completa da trama: PROÊMIO, ILÍADA e ODISSEIA.

Em PROÊMIO o leitor encontrará as razões originárias para a tragédia troiana: o ciúme de Hera que levou à maldição de Ate, a sobrevida de Paris e o seu juízo na contenda do Pomo, o papel de Odisseu no destino de Helena e a escolha de Aquiles, bem como o início da guerra, propriamente dito.

O Ato ILÍADA abarca todo o final da Guerra de Troia, com as aventuras, desavenças e mortes que lhe são protagonistas. Nesse ato estão representadas as principais “paixões” humanas: ódio e compaixão, bravura e covardia, egoísmo e humildade.

O último ato, ODISSEIA, retrata as aventuras sem fim de Odisseu ao tentar retornar para o seu lar em Ítaca, para junto de sua amada Penélope. Representa principalmente os valores mais caros da civilização: hospitalidade, justiça, coragem, perseverança, tradição, gratidão e lealdade.

Dá para resistir?

Por ora, as obras estão disponíveis em sites como Amazon, Americanas e Submarino. Em breve, chegam ao mercado de livros impressos em nova roupagem, prometendo surpreender os professores mais criativos e conquistar o coração das crianças sedentas por viver na pele, ao menos uma vez na vida, o destino dos grandes heróis.

Mas cumpre não se enganar: se a obra tende a se tornar leitura favorita pelas escolas Brasil afora, certamente o público adulto não deixará de levá-la para casa. Não é todo dia que os dois maiores clássicos da literatura ocidental ressurgem diante de nós num formato tão irresistível, capaz de fazer a pessoa menos paciente para a leitura descobrir, finalmente, as eternas virtudes de Homero o cego profeta das formas.

fim
Revista Esmeril - 2020 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :