LEIA NESTA EDIÇÃO丨59

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

A partir de setembro, leitor, sua revista digital de cultura muda de formato: não mais giramos em torno de um tema, mas em torno de eixos. Eles são três: política, literatura e cultura geral. É obrigatório entender para onde vai nosso destino. É preciso muita literatura para fazê-lo. Assim que entendemos o dito quadro, só a cultura geral para saber que tamanha desgraça não é o fim do mundo. Prometo celebrar o melhor da vida pessoalmente a cada edição, e selecionar as melhores colaborações sobre a escrivaninha.

Outra novidade é nosso EDITORIAL, que explicita os valores e opinião da revista e revela o que há de comum entre seus colaboradores. A cada edição, prometemos surpreendê-lo, evitando lugares-comuns.

No eixo POLÍTICA, a seção Política e sociedade traz uma entrevista com duas pessoas condenadas ao exílio, cada qual por uma razão e de um país diferente, mas ambos oriundos da América Latina, o Ocidente longínquo com histórico amplo em regimes de exceção. Mas adoçamos a alma com uma dose de Humor, baseado em fatos reais diretamente vividos na capital da Banânia, que Paula Marisa carinhosamente apelidou The house of mãe Joana. Para desfazer a impressão de que nunca houve seriedade em nossa classe política, Breviário Político lista o que pensava nosso maior estadista sobre eleições, educação pública, relação com a imprensa, liberdade de expressão, relações com ministros, administração pública e demais assuntos debatidos, mas não necessariamente refletidos por nossos queridos contemporâneos.

Entre um e outro bloco de leitura, é bom lembrar que… Conversar é pensar junto, e dessa vez, sobre o que Ocidente, Deus e Política têm a ver entre si.

O segundo eixo é um respiro permeado por LITERATURA. Esmeril entrevista Matheus Araújo, um pintor da escuridão das almas muito atento ao movimento literário pulsante no Brasil. Além de conhecer mais um prosador valioso de nossa língua pátria, você descobrirá inúmeros nomes por ler entre os novos e ocultos escritores em atividade. Já o Conto é por conta da casa, afinal algo que temos nesta revista é espaço para escrita literária. Mas prepare o coração e parafuse as cadeiras da sala. Patrimônio e memória apresenta uma novelinha estratégica do escritor russo Turguêniev, introito perfeito jovens leitores formando o gosto. Em tributo ao estilo mais brasileiro de todos, o bloco é encerrado com uma Crônica, especialmente pensada para pessoas de elevada consciência moral, humor suficiente e apreço por café ou tabaco.

Dividindo nossa ordem como a linha do gramado parte os lados dos times prontos para o jogo, Na marca da cal explora a relação entre vida e teatro, jogo e vida, situando o teatro no campo da vida. Ah, mas é claro que a capa de nossa edição inspira esse breve e valioso artigo intermediário.

Por último, entendido o que se passa, ampliemos a CULTURA afim de não perder a humanidade. Ronaldo Mota nos brinda, em Alta Cultura, com um artigo filosófico versando as duas prisões do espírito moderno. O rebaixamento à animalidade e a autopromoção irracional à divindade são, acreditem, lados da mesma moeda. Por amor ao ofício e sincera caridade, publicamos um Ensaio com o intuito de provar a você de uma vez por todas por que é necessário aprender a escrever bem. Por último, deixo para lá o lado escuro da China (o geopolítico) para celebrar a singularidade da alma humana, e por meio de um pianista chinês, lembro a você, leitor, o quanto A beleza importa.

Por setembro é tudo. Nos vemos nó próximo dia 25 de outubro, data em que esta revista faz aniversário de 5 anos. Torcemos para que indique nosso trabalho a um amigo para nos dar mais um leitor como presente. 😉

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor