HOJE NA HISTÓRIA | Estreia do cinema mais antigo do mundo ainda em atividade

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O Kino Pionier, “cine pioneiro”, existe desde 1909

Ele não está em Nova York ou em Paris, as capitais mundiais do cinema, a sala de exibição mais antiga ainda em atividade localiza-se na cidade de Szcecin, na atual Polônia. No entanto, naquele longínquo 26 de setembro de 1909, quando de sua fundação, o “Cine Pioneiro” estava nos limites do território da Alemanha. A criação da sala deve-se aos esforços de Otto Blauert que, pouco depois, passou a administração do empreendimento a Albert Pitzke, um empresário da alta sociedade.

Os jornais da época anunciavam o “Cine Pioneiro” como “uma programação sensacional, com excelentes produções contemporâneas”. Na ocasião de sua estreia, a sala exibiu três filmes: Der Kampf um den GlaubenPick und Pock e Die Smaragdküste der Bretagne. Atualmente, no entanto, o cine exibe os imbatíveis campeões de bilheteria de Hollywood, e produções polonesas.

Vista atual de uma das salas de exibição do “Cine Pioneiro”. Fonte: Infoludek.pl

O “Cine Pioneiro“, que sobreviveu às grandes guerras mundiais — e aos horrores do Comunismo na Polônia — fora rebatizado algumas vezes no curso de sua longa existência: primeiramente chamava-se Helios; depois Welt-Theatre; mais tarde, Odra; e, por fim, desde 1950, leva o nome de Kino Pionier, o “Cine Pioneiro“. No ano de 1999, um cinéfilo por nome de Jerzy Miskiewicz comprou o edifício que abrigava a sala de exibição — que estava em péssimo estado de conservação.

Vinho, café e chá são servidos aos espectadores numa das salas do cine que fora reformada. Créditos: Visit Szczecin

Em 2002, contudo, o prédio já estava completamente reformado. O “Cine Pioneiro“, apesar da restauração, manteve a atmosfera da belle époque, mas ganhou equipamentos modernos. Não só. O cine ganhou também uma segunda sala de projeção inusitada: um espaço no qual, para além dos filmes, o espectador pode ainda gozar a degustação de vinhos, ou contentar-se com uma xícara de café ou chá.  

Em 2005, finalmente, o “Cine Pioneiro” recebeu do Guinness, o mundialmente famoso “Livro dos Recordes”, o certificado d’o cinema mais antigo do mundo ainda em atividade.

Com informações do portal History UOL.

“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho”.

Orson Welles
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor