19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

Hoje na História: estreia do cinema mais antigo do mundo ainda em atividade

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

O Kino Pionier — cine pioneiro — existe desde 1909

Ele não está em Nova York ou em Paris, as capitais mundiais do cinema, a sala de exibição mais antiga ainda em atividade localiza-se na cidade de Szcecin, na atual Polônia. No entanto, naquele longínquo 26 de setembro de 1909, quando de sua fundação, o “Cine Pioneiro” estava nos limites do território da Alemanha. A criação da sala deve-se aos esforços de Otto Blauert que, pouco depois, passou a administração do empreendimento a Albert Pitzke, um empresário da alta sociedade.

Os jornais da época anunciavam o “Cine Pioneiro” como “uma programação sensacional, com excelentes produções contemporâneas”. Na ocasião de sua estreia, a sala exibiu três filmes: Der Kampf um den GlaubenPick und Pock e Die Smaragdküste der Bretagne. Atualmente, no entanto, o cine exibe os imbatíveis campeões de bilheteria de Hollywood, e produções polonesas.

Vista atual de uma das salas de exibição do “Cine Pioneiro”. Fonte: Infoludek.pl

O “Cine Pioneiro“, que sobreviveu às grandes guerras mundiais — e aos horrores do Comunismo na Polônia — fora rebatizado algumas vezes no curso de sua longa existência: primeiramente chamava-se Helios; depois Welt-Theatre; mais tarde, Odra; e, por fim, desde 1950, leva o nome de Kino Pionier, o “Cine Pioneiro“. No ano de 1999, um cinéfilo por nome de Jerzy Miskiewicz comprou o edifício que abrigava a sala de exibição — que estava em péssimo estado de conservação.

Vinho, café e chá são servidos aos espectadores numa das salas do cine que fora reformada. Créditos: Visit Szczecin

Em 2002, contudo, o prédio já estava completamente reformado. O “Cine Pioneiro“, apesar da restauração, manteve a atmosfera da belle époque, mas ganhou equipamentos modernos. Não só. O cine ganhou também uma segunda sala de projeção inusitada: um espaço no qual, para além dos filmes, o espectador pode ainda gozar a degustação de vinhos, ou contentar-se com uma xícara de café ou chá.  

Em 2005, finalmente, o “Cine Pioneiro” recebeu do Guinness, o mundialmente famoso “Livro dos Recordes”, o certificado d’o cinema mais antigo do mundo ainda em atividade.

Com informações do portal History UOL.

“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho”.

Orson Welles

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img