DOSE DE FÉ | Norberto

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Fundador da Ordem dos Monges Brancos, São Norberto converteu-se após ser atingido por um raio

Hoje é dia de São Norberto, Bispo.

Nascido em Xauten, na Alemanha, em 1080, Norberto pertencia a uma família nobre. Podia escolher entre a carreira miliar e a religiosa, e optou pela segunda não por vocação, mas por oportunismo. O clero local levava uma vida de luxo e diversões, e era isso que ele queria, dedicando-se à vida fácil da corte, com bailes, caçadas e todos os tipos de passatempos e frivolidades em moda nos altos círculos da nobreza. Nessa época, era ainda subdiácono.

Um dia, estava cavalgando por um bosque, quando foi atingido por um raio, que, sem exagero, salvou sua alma. Durante o tempo em que esteve inconsciente, ao lado de seu cavalo morto, assistiu como um filme a sua vida de superficialidades e egoísmo, e seu destino caso continuasse daquele jeito. Quando acordou, escutou ainda uma voz que lhe disse para abandonar a vida mundana e procurar o verdadeiro amor e a virtude no Evangelho.

Convertido, Norberto abandonou a vida de luxo e prazeres da nobreza, passou a vestir roupas pobres e a andar descalço, dedicando-se ao jejum e à oração. Depois de um tempo de recolhimento e solidão, percorreu a pé a Alemanha, Bélgica e França, pregando o Evangelho. Depois, terminou os estudos teológicos no Mosteiro de Siegburg, na Alemanha, e foi ordenado sacerdote.

Passou então a se empenhar na reforma de costumes do clero, para eliminar os privilégios de que muitos clérigos da nobreza desfrutavam, levando uma falsa vida religiosa. Por isso mesmo, foi duramente perseguido pelo clero local e pelos nobres. No entanto, encontrou apoio no Papa, e daí para frente seus planos foram vitoriosos.

Ao ver as reformas que idealizara sendo efetivadas, retirou-se mais uma vez à solidão. Nessa segunda experiência de recolhimento, foi inspirado a fundar uma nova congregação religiosa. Assim nasceu a Ordem dos Clérigos Regulares Menores, que ficaram conhecidos como Monges Brancos, devido à cor de suas vestes. A Regra dessa Ordem determinava a seus monges uma vida missionária, disciplinada e contemplativa.

Estabelecida a nova congregação, Norberto voltou à vida itinerante de pregador mendicante. Seria retirado dessa vida em 1226, quando foi ordenado Arcebispo de Magdeburg. Ainda assim, continuou com o mesmo estilo de vida pobre que levava desde sua conversão.

Em 1130, lutou contra a ameaça de um cisma que poderia dividir a Igreja, quando da eleição de dois Pontífices: Inocêncio II e o antipapa Anacleto II. Graças ao esforço de São Norberto, o rei Lotário III apoiou a eleição do Pontífice legítimo, que foi confirmada em Roma.

Em seus últimos anos de vida, a saúde de São Norberto já estava muito abalada. Ainda assim, ele realizava diversos prodígios, como a ressurreição de três mortos em um só dia. Em 6 de junho de 1134, prevendo sua morte próxima, pediu para ser colocado, segundo o costume da época, sobre uma cruz de cinzas traçada no solo. Nessa posição ele entregou seu espírito ao Senhor.

Canonizado por Gregório XIII em 1582, São Norberto constitui modelo de verdadeira conversão ao Evangelho, e de religioso reformador da Igreja.

São Norberto, rogai por nós!

 

O raio salvador

 

Cavalgando ia o frívolo Norberto

por entre os bosques bem tranquilamente,

despreocupado, quando de repente

caiu-lhe na cabeça um raio certo.

 

Enquanto se mantinha inconsciente,

viu toda a sua vida em filme aberto:

no passado, egoístico deserto,

e no futuro, o inferno incandescente.

 

Num pulo despertou – seu coração

quase a explodir –, de joelhos se prostrou

e, convertido, pôs-se em oração,

 

na qual a Jesus Cristo assim falou:

obrigado, obrigado, Meu Senhor,

por me enviar um raio salvador!


Esse conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor