PAULO SANCHOTENE | Pára tudo e vai assistir futebol australiano!

Paulo Sanchotene
Paulo Sanchotene
Paulo Roberto Tellechea Sanchotene é mestre em Direito pela UFRGS e possui um M.A. em Política pela Catholic University of America. Escreveu e apresentou trabalhos no Brasil e no exterior, sobre os pensamentos de Eric Voegelin, Russell Kirk, e Platão, sobre a história política americana, e sobre direito internacional. É casado e pai de dois filhos. Atualmente, mora no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira entre a civilização e a Argentina, onde administra a estância da família (Santo Antônio da Askatasuna).

Hoje, falo de futebol australiano. Há muito o que falar sobre outros esportes, mas ficam para as próximas “Notas”. Isso, se eu conseguir parar de falar sobre futebol australiano.

O FUTEBOL AUSTRALIANO

Finalmente, após cinco anos tendo dificuldades de acompanhar um dos jogos mais espetaculares já inventados pelo homem, a Star+ me proporciona assistir as partidas de futebol australiano ao vivo pela TV da sala. 

Ouquei…, mas o que cargas d’água é esse tal de futebol australiano?” 

 Se não foi isso que passou pela tua cabeça ao ler a frase de abertura deste texto, não importa. A pergunta está lançada. Respondê-la-ei.  

Trata-se de um tipo de futebol inventado há quase dois séculos pelos australianos. É algo como se basquete e futebol tivessem um filho, e o dito cujo ficou bem maior que os pais. No futebol australiano, são 18 jogadores para cada time – no campo, fora o banco. Os campos-de-jogo são gigantes. 

Não apenas a bola é oval, mas o campo também é. Marca-se ponto levando a bola até a linha-de-fundo adversária. Porém, se a bola for chutada entre os postes centrais (há 4 postes em cada lado do campo), aí é gol. Gol não vale 1, mas 6 pontos. Porém, só vale se for chute. 
 
Pode-se pegar as bolas com a mão, mas não vale arremessar. O passe manual é por socos (sério…). Quando se chuta a bola, quem conseguir agarrá-la antes que caia no chão ganha um tiro livre. Os jogadores pulam uns por cima dos outros tentando ficar com a bola (juro!). 
 
Uma outra maneira de se ganhar um tiro livre é calçando quem esteja com a bola. Então, é melhor se livrar rápido da pelota; antes que diversos adversários se amontoem sobre ti, te agarrem, e te joguem no chão. 

Claro, tudo isso sem o menor equipamento de segurança. Aliás, apesar de ser um esporte de inverno, joga-se de bermuda e camisa regata. Não importa que a temperatura esteja abaixo de 10°C.

Os jogos têm quatro tempos de 20 minutos, mas o relógio pára bastante. Uma partida passa de 2 horas.

Com isso, acho que já se pode se ter uma idéia básica do jogo. Agora, vamos ao campeonato!

A principal liga do país é a A.F.L. (Australian Football League). A temporada começou nesta quarta-feira de manhã. Na quinta, houve mais um jogo. A rodada segue com partidas da sexta-feira até domingo.

A A.F.L. uma liga fechada com 18 times. Metade desses são da cidade de Melbourne. O estado de Vitória ainda conta com mais um time. O resto do país divide as outras 8 vagas.

O atual campeão é o Melbourne, o clube mais antigo do país. O título veio contra o Western Bulldogs (que não é da Austrália Ocidental, mas da zona Oeste de Melbourne) na final. Porém, ambos são clubes pequenos. Os mais populares são 4: Collingwood, Carlton, Richmond, e Essendon (todos de Melbourne).

As transmissões são centradas em Melbourne. Se há quem ache “o eixo Rio-São Paulo” ensimesmado, e é, juro que na Austrália é pior. Ainda assim, sigo torcendo para o Port Adelaide – que, até pelo nome, é de Adelaide; fora de Vitória, no estado da Austrália Meridional.

O rival do Port é o Adelaide. Eles disputam o clássico Showdown, praticamente o Grê-Nal da Austrália. Foi bem fácil para eu entender a rivalidade, admito.

Os 18 clubes da AFL são: Adelaide Crows, Brisbane Lions, Carlton Blues, Collingwood Magpies, Essendon Bombers, Fremantle Dockers, Geelong Cats, Gold Coast Suns, Greater Western Sydney (GWS) Giants, Hawthorn Hawks, Melbourne Demons, North Melbourne Kangaroos, Port Adelaide Power, Richmond Tigers, St. Kilda Saints, Sydney Swans, West Coast Eagles, e Western Bulldogs.

Nas próximas semanas, trarei mais informações sobre o esporte, sobre a AFL, e, claro, sobre o Port Adelaide (que já me entrevistou, inclusive!).

– O carnê e os resultados podem ser encontrados aqui: https://www.afl.com.au/fixture
– No canal da AFL no Youtube tem compactos das partidas, além de outras matérias: https://www.youtube.com/user/BigPondAFL
– A minha entrevista pode ser lida aqui: https://www.portadelaidefc.com.au/news/115562/paulos-power-in-brazil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com