MURALHA DE LIVROS | Um lançamento há muito esperado…

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

O grande destaque

Desde o falecimento de Olavo de Carvalho, em janeiro de 2022, que seus leitores aguardam pela publicação de certas obras, que na verdade já estavam nos planos da Vide e do próprio Olavo. E um desses títulos veio a luma esta semana: Seminarium: páginas de um diário filosófico (1979 – 1997).

A obra é muito mais do que um simples diário. É um registro vivo da trajetória intelectual de Olavo de Carvalho, um documento histórico que nos permite compreender o contexto em que suas ideias foram forjadas. As anotações aqui reunidas abordam uma vasta gama de temas, desde a filosofia e a política até a cultura e a religião, revelando a amplitude de seus interesses.
Este manuscrito, cuidadosamente organizado e editado pelo próprio Olavo de Carvalho, encontrava-se entre seus arquivos pessoais. Ao longo de sua vida, o filósofo compilou uma vasta coleção de escritos, mas este em particular recebeu atenção especial.
A edição também possui um prólogo escrito pelo próprio filósofo.

Leia a seguir o texto “Valores sacrossantos”, que abre o volume:

“As mentes dos nossos relativistas estão repletas de valores absolutos: a democracia, a liberdade de opinião, a igualdade dos sexos, o primado do novo sobre o velho, o governo republicano, o direito à busca do prazer não são, para essa gente, arranjos temporários das conveniências humanas, mas verdades eternas, imutáveis. Contestá-las, mesmo que teoricamente, é blasfêmia intolerável.

A absolutização dos valores da moda funda-se no esquecimento sistemático do passado, que se torna incompreensível e tem de ser reimaginado a cada frase segundo o molde das expectativas do presente.

Assim, por exemplo, o direito divino da monarquia, uma limitação que a Igreja impunha às pretensões individuais dos reis, transformou-se, para a imaginação contemporânea, num reforço dado pelo clero ao poder monárquico. Os privilégios feudais, com que os barões defendiam a autonomia dos seus territórios contra os avanços do poder central, são imaginados como instrumentos de tirania. O próprio feudalismo aparece, na imprensa, identificado à monarquia absoluta!

A ignorância e o esquecimento são os pilares da ideologia democrática.”

Outros lançamentos

Pela Auster, Guia do Estoicismo, de St. George Stock.

Considerada uma das escolas filosóficas mais importantes da história, o estoicismo encontra-se mais vivo do que nunca nos dias de hoje. Para os estoicos, como Epicteto, Marco Aurélio e Sêneca, a busca da felicidade consiste em livrar-se das impressões apaixonadas dos sentidos e das emoções por meio do fortalecimento da vontade e da racionalidade. Antes, porém, de adentrar essa busca da virtude e prática da liberdade, é preciso conhecer seus pilares.

Neste volume, manual conciso e acessível a todos, George Stock nos oferece um panorama da escola do Pórtico, apoiado em autoridades como Sócrates, Platão e Cícero: expõe primeiro o significado do estoicismo entre gregos e romanos, para em seguida estudar seus três segmentos de estudo (lógica, ética, física), fornecendo uma cronologia comentada sobre os mestres estoicos e seu contexto histórico. Em nova tradução e acompanhada de um prefácio do Prof. Aldo Dinucci, especialista em filosofia clássica, esta é uma leitura fundamental tanto para aprofundar como para conhecer os diversos aspectos da filosofia estoica.

Pela Ecclesiae, Cristo versus Satanás em nosso dia a dia, do filósofo e teólogo Robert J. Spitzer.

Neste primeiro volume de sua trilogia “Das trevas à luz”, Spitzer fala do reconhecimento do mal no coração humano e de sua superação, tendo em vista nossa transformação espiritual e moral, que é o que conduz à verdadeira paz e felicidade. O livro se divide em duas partes: na primeira, o autor fala das realidades da bondade de Deus e do mal espiritual; na segunda, explica como reconhecer e vencer as táticas diabólicas do engano, da tentação e do pecado.

Pe. Spitzer apresenta os antecedentes bíblicos e teológicos da vitória de Jesus sobre o mal, explorando também a existência do demônio — inclusive as manifestações extraordinárias de sua atividade, como a possessão. Sintetizando os melhores conselhos dados pelos mestres espirituais católicos ao longo dos tempos, o autor concebe um guia prático para implementá-los em nossas vidas modernas. Com conhecimentos de psicologia, o autor mostra como a oração pode transformar a psique subconsciente, tornando-nos mais capazes de resistir à tentação, de nos desprendermos do mundo e de crescermos em santidade.

Pela Inteligência Expressa, Comunismo vs Globalismo, de Flávio Gordon.

No atual cenário instalado no mundo, diversos analistas políticos e até mesmo boa parte do público enxergam o mundo dividido em dois ou três polos de poder antagônicos, sendo o principal deles a dicotomia entre comunismo (esquema russo-chinês) e os globalistas. Todavia, existe um real enfrentamento entre estas forças ou uma cooperação profunda nos bastidores? Em um estudo realizado em diversos documentos e diários de figuras centrais nesta trama, Flávio Gordon traz à luz diversos acordos que colocam o mundo como um grande espólio a ser tomado por elites de ambos os lados.

Pela Domine, Ensaios de uma vida, de Ademir Amaral. 

O autor conheceu Olavo de Carvalho em 2012 e, a partir de então, ensaiou tornar-se escritor. Em Ensaios de uma vida, sua primeira obra literária, declaradamente inspirada no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, n’Os Cadernos de Malte Laurids Brigge, de Rilke, e nas Confissões de Santo Agostinho, lemos as entradas do diário fictício de um jovem aspirante a escritor que teria vivido entre 1995 e 2020, ano em que foi morto por uma doença que o consumiu por meses. As entradas cobrem os anos de 2015 a 2019, período de grandes mudanças no cenário político nacional que, no entanto, recebem pequena atenção do autor do diário, mais preocupado em relatar sua vida íntima.

Pela Edições Livre, O discurso do método, uma das obras fundamentais da filosofia moderna, escrita por René Descartes. 

Nesta edição, com tradução, prefácio e notas de Newton de Macedo, o leitor é guiado pelo processo meticuloso de Descartes em busca de uma base sólida para o conhecimento.

Através de sua célebre máxima “Penso, logo existo”, Descartes propõe um método de investigação filosófica que desafia as certezas estabelecidas e inaugura uma nova era do pensamento crítico. As notas e o prefácio de Newton de Macedo enriquecem a compreensão do texto, contextualizando-o e destacando sua relevância histórica e filosófica.

Pela Livros Vivos, Terra da gramática, de M. L. Nesbitt.

Publicado pela primeira vez em 1878, o livro constitui uma narrativa que nos leva à Terra da Gramática, um lugar alegórico, onde as diferentes classes gramaticais — como o rico Sr. Substantivo e seu útil amigo Pronome; o pequeno e esfarrapado Artigo; o Adjetivo tagarela; o diligente Dr. Verbo e seu parceiro, o Advérbio; a alegre Preposição; a conveniente Conjunção e a irritante Interjeição — são convocadas a comparecer diante do Juiz Gramática para resolver disputas sobre as regras da linguagem. Cada parte do discurso é chamada, uma a uma, para testemunhar, e são questionadas pelo Dr. Sintaxe e pelo Sargento Análise. Ao longo deste julgamento lúdico, o leitor é exposto, sem mesmo perceber, às regras mais importantes da linguagem.

Pela Texugo, O vento nos salgueiros, de Kenneth Grahame.

Mais um volume da Biblioteca Saint Martin, esse clássico da literatura infantil publicado pela primeira vez em 1908, e que já ganhou diversas adaptações para as grandes telas e teatros, narra as aventuras de quatro amigos: o Toupeira, o Rato-d’Água, o Texugo e o incorrigível Sapo. A trama se desenrola principalmente às margens de um rio e no interior de uma floresta, onde esses personagens vivenciam diversas peripécias e enfrentam desafios que os levam a crescer e amadurecer ao longo da narrativa.
O livro é mais do que apenas uma história divertida. É uma celebração da natureza, da amizade e da simplicidade da vida. A linguagem poética de Grahame, combinada com as encantadoras ilustrações de Arthur Rackham, criam uma atmosfera mágica que encanta leitores de todas as idades.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com