HOJE NA HISTÓRIA | Fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Vitor Marcolin
Vitor Marcolin
Ganhador do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária -- Antologia 200 Anos de Independência (2022). Nesta coluna, caro leitor, você encontrará contos, crônicas, resenhas e ensaios sobre as minhas leituras da vida e de alguns livros. Escrevo sobre literatura, crítica literária, história e filosofia. Decidi, a fim de me diferenciar das outras colunas que pululam pelos rincões da Internet, ser sincero a ponto de escrever com o coração na mão. Acredito que a responsabilidade do Eu Substancial diante de Deus seja o norte do escritor sincero. Fiz desta realidade uma meta de vida. Convido-o a me acompanhar, sigamos juntos.

O primeiro centro de pesquisas sociais do Brasil nasceu com a finalidade de incentivar a pesquisa e a preservação da memória histórica do país

No dia 21 de outubro de 1838 fora inaugurado, na corte do Rio de Janeiro, sob a proteção do Imperador D. Pedro II — então com 13 anos –, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A entidade, inspirada no Institut Historique de Paris, nascera para suprir a demanda da sociedade brasileira por uma instituição que fomentasse a pesquisa e a preservação da memória histórico-geográfica. O IHGB fora também um grande aliado na formação da identidade nacional durante o Segundo Reinado.

No decurso dos seus 183 anos de existência, as principais atividades da instituição foram orientadas à publicação de documentos relevantes para a história do Brasil, com enfoque especial para a cultura e ciências sociais. Desde a sua fundação, o instituto servira de congregação para os mais talentosos e proeminentes membros da classe intelectual do país; e de chamariz para intelectuais estrangeiros.

Um Gênio gravando com buril na rocha do Pão d’Açucar o dia da fundação do Instituto tendo em sua parte superior o letreiro – Auspice Petro Secundo – e na inferior Pacifica Scientiae Occupatio, e no reverso o seguinte: Institutum Historico Geographicum in urbe fluminense conditum die XXI Octobris A. D. MDCCCXXXVIII. Fonte: Domínio público/Wikipédia

Durante muitos anos, o IHGB fora o único centro de investigação nos âmbitos da história, da geografia e da sociologia no Brasil. Seu monopólio, no entanto, foi superado em 1862, quando da criação do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano. Pouco depois, outras instituições de pesquisas sociais também iniciaram suas atividades, como os institutos de São Paulo e o de Minas Gerais.

Atualmente, esforçando-se para se manter fiel ao propósito de sua criação, o IHBG mantém o periódico Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB), veículo que reúne artigos de seus membros publicados sob as categorias relativas à história e à sociologia. O instituto ainda exerce importante papel na preservação da memória cultural do país.

Capa da RIHGB de 1889. Fonte: Domínio público/Wikipédia

Com informações do portal History UOL e do site oficial do IHGB.

“Auspice Petro Secundo. Pacifica Scientiae Occupatio“.

Lema do IHGB
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor

CONTO丨Agenda

VITOR MARCOLIN | Quaresma