FILOSOFIA INTEGRAL | Esquematização da Vida

Todo ser humano busca segurança existencial. A incerteza, a falta de explicações e a ausência de previsibilidade incomodam as pessoas. Há, de fato, uma necessidade intrínseca por compreender o que acontece na nossa vida, e a falta de clareza sobre o que vivemos nos é insuportável.

Diante disso, muita gente cria suas próprias verdades, que nada têm a ver com a realidade, mas que lhes servem de conforto. Outras tantas aderem às ideologias, sejam do tipo política, religiosa ou filosófica. Afinal, todas estas têm em comum o fato de oferecem uma explicação que é, ao mesmo tempo, totalizante e fechada. Assim, aparentemente, solucionam o problema da existência, dando a ela um sentido e uma unidade.

A partir do momento, então, que a pessoa abraça uma explicação ideológica da vida, que seja perfeitamente coerente e plenamente compreensível, é certo que seu coração se apazígua. Porém, a que preço?

É preciso entender que a vida, constantemente, apresenta-se incompreensível. Há mistérios que parecem insondáveis e situações para as quais não encontramos explicações. Nem todas as causas nos são acessíveis, nem todos os motivos nos são evidentes. Por isso, toda ideia que se proponha a solucionar, de uma maneira fácil e direta, o problema da existência, precisa ser esquemática, ou seja, precisa reduzir tudo a fórmulas claras e razoavelmente simples.

Só que a realidade teima em não ser clara nem simples e não se esforça por se ajustar aos reducionismos dos esquemas de pensamento. Ela continua, em muitos aspectos, sendo obscura, contraditória e até incoerente. Então, a ideologia acaba, nesse caso, agindo como elemento ilusionista, como um sedativo que serve apenas para aplacar a perplexidade diante do espantoso.

Porém, nós queremos, antes de tudo, a verdade e, por isso, não podemos nos satisfazer com a ilusão de falsas soluções. Por isso, precisamos encarar a vida sem os subterfúgios ideológicos, aceitando que nem tudo é sempre tão óbvio e que há uma certa complexidade insondável na existência.

A verdade é que se a nossa inteligência quiser ser capaz de vivenciar a realidade sem falsidades e auto-enganos, precisa esquivar-se das respostas prontas e fáceis das ideologias esquemáticas. Somente assim teremos uma experiência saudável neste mundo, sem a falsidade da convicção enganosa, nem a mentira da esperança vã.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor