ENTREVISTA | A poetisa, o bebê e os santos

Leônidas Pellegrini
Leônidas Pellegrini
Professor, escritor e revisor.

Rebeca Traldi fala à Esmeril sobre seus recentes trabalhos lançados pela João & Maria

A poetisa Rebeca Traldi, criadora do Reino de Massapé já entrevistada na edição 51 de nossa revista mensal, recentemente juntou-se ao time de talentos da Editora João & Maria, com dois belos livros feitos para encantar crianças e adultos: O nascido, delicado poema em feito em apoio à causa pró-vida, e o Cordel de Clara e Francisco, em que são apresentadas as vidas de dois gigantes santos medievais italianos sob uma tradição que se tornou bastante brasileira.

Nesta entrevista desta semana, Rebeca fala à Esmeril sobre estes dois belos trabalhos e interessantes projetos futuros. Confira e seguir, e acompanhe o trabalho desta grande artista.


Revista Esmeril: Recentemente você teve dois livros publicados pela João e Maria – O nascido e Cordel de Clara e Francisco.Como surgiu a ideia de escrevê-los? 

Rebeca Traldi: O Cordel de Clara e Francisco nasceu de uma provocação do querido amigo e grande poeta João Filho, em uma mentoria em que lhe apresentei um outro cordel que escrevi e publiquei de forma independente – Penélope. Nós dois ficamos muito felizes com o resultado, e o João levou o texto para a Lorena Cutlak, que prontamente o acolheu na Editora João & Maria e contribuiu com seu olhar minucioso para que o projeto alcançasse todo o seu potencial.

O Nascido surgiu como um poema de Natal no fim do ano passado, mas eu queria que fosse sobre bebês em geral, e não só sobre o Menino Jesus. O projeto todo ficou pronto muito rapidamente e, como estava em contato com a Lorena por causa do Cordel, acabei levando O Nascido para ela também. Apesar de não ser um texto propriamente infantil, ambas concordamos que seria um livro para toda a família, e fico feliz que, através da editora, ele também possa chegar a muitos lares.

Revista Esmeril: Como surgiu a ideia de incluir uma tradução do poema “O não-nascido”, de Chesterton, no volume de O nascido

Rebeca Traldi: Conforme escrevia, compartilhava constantemente o desenvolvimento do texto com o meu marido e, em determinado momento, ele comentou que lembrava o poema “O não-nascido”. Essa foi a peça que faltava para que eu visualizasse com clareza o que queria produzir. Terminei o meu poema em diálogo com o do Chesterton, e procurei refletir esse propósito em todo o projeto gráfico, elaborado em conjunto com a Juliana Iasi – a ilustradora.

Revista Esmeril: Como foi trabalhar com o modelo do cordel para a composição do livro sobre Santa Clara e São Francisco? 

Rebeca Traldi: Eu me identifico bastante com a tradição da literatura de cordel. Por isso, o desafio de escrever sobre a vida de dois santos nesse estilo foi uma alegria. O João Filho sugeriu São Francisco, e imediatamente pensei que Santa Clara deveria acompanhá-lo, evocando o tema da amizade, com o qual também gosto bastante de trabalhar. Não fazia muito tempo desde que tinha escrito Penélope, então os textos saíram com bastante facilidade – acho que em uma semana já tinha a primeira versão de ambos – e mal posso esperar para escrever mais alguns.

Revista Esmeril: Pretende prosseguir na parceria com a João e Maria? Pode nos falar de outros trabalhos que tenha em andamento ou planejados?

Rebeca Traldi: Com certeza. Trabalhar com a Lorena foi uma experiência enriquecedora, tanto pelo seu profissionalismo quanto pelo cuidado e delicadeza com cada projeto. Já temos mais algumas ideias em vista, e espero poder compartilhar mais detalhes em breve. Enquanto isso, convido a todos os leitores a ficarem de olho nos próximos lançamentos da Editora João & Maria e a conhecerem o meu projeto Reino de Massapé

Além disso, tenho outro livro para toda a família com o tema das virtudes segundo Santo Tomás de Aquino, escrito a quatro mãos com o prof. Joel Gracioso e belamente ilustrado pela Juliana Iasi, que será lançado ainda este ano pela Edições Cristo e Livros. Este foi um projeto muito especial para mim e diferente de tudo o que fiz até agora, espero que todos gostem tanto quanto eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor