Esta edição da Muralha traz entre seus destaques um dos mais importantes nomes da moderna filosofia da ciência e um santo brasileiro (ainda não canonizado) que devotou sua vida à Santa Eucaristia. Além dele, um dos mais importantes santos ingleses do século XIX. Ainda, dicas de uma grande médica brasileira sobre cuidados com a saúde, e um ansioso ratinho no segundo volume de uma coleção de histórias natalinas especialmente pensada para os pequenos.
Acompanhe os lançamentos a seguir, e um excelente final de semana!
Destaques
O grande destaque desta semana é um lançamento da Vide: Física: uma ciência em busca de uma ontologia, de Wolfgang Smith, autor de imensuráveis contribuições para a ciência e a filosofia, admirado e recomendado por Olavo de Carvalho.
A obra traz uma profunda reflexão sobre os fundamentos ontológicos da física moderna. Wolfgang Smith, conhecido por seus trabalhos inovadores em filosofia da ciência, aqui questiona a ontologia cartesiana que separa a realidade entre o mensurável e o pensável, ou seja, a famosa dicotomia entre a res extensa e a res cogitans.
A partir dessa análise, Smith propõe uma ontologia alternativa, de cunho platônico, que oferece uma nova chave interpretativa para a física, particularmente no que tange ao universo quântico. Ele introduz os conceitos de objeto corpóreo e objeto físico, além da causalidade vertical, um elemento crucial para entender a transição do mundo físico para o mundo corpóreo. Por meio de sua concepção de uma “totalidade indivisa”, Smith oferece ao leitor uma visão unificada da realidade, algo até então inatingível no pensamento científico tradicional.
Outro destaque é um lançamento da Santo Thomas More: Dom Leme: o Bispo da Eucaristia, do Padre João Piasetin.
O livro apresenta a vida e o legado de Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra (1882- 1942), um dos mais importantes e influentes cardeais da história do Brasil, e conhecido como “O Bispo da Eucaristia”, título que reflete seu amor ao Cristo Eucarístico que transbordava em seu testemunho pastoral.
Para citar apenas alguns eventos que nos legou, em 1922 D. Leme convocou o primeiro Congresso Eucarístico no Brasil, por ocasião do primeiro Centenário da Independência. Em 12 de outubro de 1931, no alto do Corcovado, com 45 bispos de todo o país e outras autoridades, inaugurou o Cristo Redentor. Sem esquecer sua Carta Pastoral de 1916 que marcou profundamente o Brasil católico.
O Padre Piasentin nos diz que
“Sua trajetória de vida foi pontilhada de encontros com Cristo Eucarístico, convergência de sua espiritualidade, ímã irresistível do seu coração, força propulsora de sua ação pastoral.
Foi bom com todos, amigos e inimigos, grandes e pequenos, ricos e pobres, principalmente estes, com os sofredores, os marginalizados. A caridade fraterna foi o feito principal do seu amor ao Cristo Eucarístico.”
Foram muitos os legados que D. Leme deixou para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e para o Brasil. Seus restos descansam ao pé do Trono Eucarístico no Santuário de Adoração Perpétua de Sant’Ana. Esta biografia honra sua memória e seu legado.
Outros lançamentos
E por falar em grandes religiosos, esta semana a Edições Livre lançou a Apologia Pro Vita Sua, de São John Henry Newman.
O livro é uma das mais importantes obras apologéticas e autobiográficas da literatura cristã, escrita como resposta a uma grave acusação de insinceridade e falsidade levantada por Charles Kingsley, um clérigo da Igreja da Inglaterra, em 1864. Mais do que uma simples defesa, o livro revela a profundidade intelectual e espiritual de Newman, que, ao se ver desafiado, respondeu com precisão lógica e paixão em defesa de sua fé e de sua trajetória religiosa. Sua resposta meticulosa e fundamentada teve um impacto duradouro, não só na Inglaterra, mas em toda a Europa, tornando-se um marco da literatura religiosa e filosófica.
A importância de ler Apologia Pro Vita Sua em sua língua original, o inglês, reside na fidelidade ao estilo e ao rigor com que Newman articula sua defesa. A prosa elegante e incisiva de Newman, combinada com a riqueza de nuances e referências culturais, só podem ser plenamente apreciadas em sua forma original.
Pela Auster, Desinflame-se: um guia para o corpo em equilíbrio, da Dra. Priscila Antunes.
Neste livro, a autora nos convida a uma jornada em busca do equilíbrio interno com seu novo livro, “Desinflame-se: Um guia para o corpo em equilíbrio”. Com uma formação abrangente em nutrição, medicina e Ayurveda, a autora une o conhecimento científico com práticas milenares para oferecer um guia completo sobre os processos inflamatórios que afetam nosso corpo e mente.
A obra aponta o caminho para alcançar mais saúde e qualidade de vida, explorando as causas e consequências da inflamação no corpo. Dra. Priscila explica que a inflamação, embora seja um processo natural, quando prolongada e silenciosa, pode comprometer o bem-estar físico e mental.
Através de uma linguagem acessível e um olhar voltado para a saúde integral, o livro aborda sintomas comuns como queda de cabelo, unhas frágeis, indisposição, ansiedade e dificuldades no sono, relacionando-os à inflamação.
Para a Dra. Priscila, desinflamar-se é um ato de autocuidado e amor-próprio, e ela defende que a busca pelo equilíbrio pode ser alcançada de forma simples e com foco em soluções eficazes.
E pela Texugo, um segundo volume da “Missão Natal” que a editora vem preparando: O melhor presente de Natal, de Gabriella de Moraes.
Ilustrado por Robbie Gonçalves, o livro apresenta às crianças o ratinho Guto, que, ansioso para o que vai ganhar no Natal, está prestes a descobrir que o verdadeiro presente é algo muito mais especial do que ele imagina.
Confira aqui uma das páginas belamente ilustrada por Robbie:
