Veículos de imprensa noticiaram acontecimento de 04 de Abril deste ano, quando cidadãos impediram uma prisão do músico, como se tivesse ocorrido neste final de semana

O músico Maykel Osorbo foi salvo por cidadãos cubanos, em 04 de abril, após tentativa de prisão do músico pelos agentes policiais, que atuam a mando do Partido Comunista de Cuba (PCC). Dezenas de cidadãos fizeram um bloqueio e impediram que Osorbo fosse algemado e levado, segundo a BBC.

Tanto a BBC, quanto o Portal G1, erroneamente noticiaram nesta segunda-feira (12), como se o acontecimento fosse deste final de semana. O vídeo no perfil de Norges Rodríguez foi utilizado entre as fontes da BBC, porém, foi publicado em 06 de abril de 2021.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/12/protestos-em-cuba-povo-cansou-e-nao-aguenta-mais-diz-rapper-dissidente.ghtml
https://twitter.com/norges14/status/1379461819111239684?

Porém, além de ter ocorrido há mais de três meses, Osorbo está preso desde 18 de maio deste ano. Segundo o Diário de Cuba, Osorbo está atualmente na prisão provincial de Pinar del Rio, para onde foi levado à força, sem camisa nem sapatos, pela polícia política do PCC.

Nesta sexta-feira (9), a página de Maykel Osorbo no Facebook, administrada por terceiros, informou que Human Right Watch e a Anistia Internacional se juntaram aos que perdem a liberdade do músico.

https://www.facebook.com/maykelosorbo349/about/

Osorbo é um dos compositores de Patria y Vida, música que se tornou um hino contra a ditadura comunista cubana. O outro compositor é o artista El Funky. Você pode baixar a música através do Spotify – Patria y Vida – song by Yotuel, Gente De Zona, Descemer Bueno, Maykel Osorbo, El Funky | Spotify.

Com informações do Twitter de Norges Rodríguez, Diário de Cuba, Facebook Maykel Osorbo 349, BBC e Portal G1


Sim, coragem é loucura, mas cheia de grandeza.

– Reinaldo Arenas

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :