Deputado Douglas Garcia destinou R$100 mil ao projeto

O jornal regional BoqNews noticiou nesta quinta-feira (29) que, antes de completar 447 anos, em janeiro de 2023, Santos ganhará um museu para mostrar sua rica historia. Se depender do empenho do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), o jornalista Sergio Willians, a data já está marcada: 7 de setembro de 2022.

Santos teve papel fundamental dentro das comemorações do bicentenário da independência. Um dia antes da proclamação da independência e de proferir as margens do rio Ipiranga ‘Independência ou morte’, D.Pedro I esteve na cidade de Santos. Além disso, o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva, teve suma importância naquele momento marcante da história brasileira.

A diretoria do Instituto junto com Sergio Willians, buscam recursos e apoio de pessoas físicas, jurídicas, universidades e até mesmo verbas parlamentares para concretizarem esse sonho e fomentar a cultura em Santos.

Apesar de todo o DNA histórico, Santos não tem um museu que conta a sua história.

– Sergio Willians, Presidente do Instituto.

A meta é arrecadar R$ 2,6 milhões para a restauração do imóvel, reformas internas e a compra de equipamentos tecnológicos, já que o passado e presente estarão unidos no futuro Museu Histórico de Santos. O museu também contará com planetário e bistrô para atendimento ao público e mostras temáticas itinerantes.

Passado, por meio da revitalização do imóvel datado de 1886, considerado o mais antigo de Santos, localizado fora da região central da Cidade – e presente/futuro, com a tecnologia, por meio da realidade virtual e outras técnicas a serem apresentadas ao público.

Haverá uma sala de realidade virtual, onde o público poderá acompanhar dois momentos marcantes: 22 de janeiro de 1532, quando chegaram as primeiras caravelas no estuário, e 6 de setembro de 1822, durante passagem de D. Pedro I por Santos.

– Sérgio Willians

Ainda não foi decidido se haverá cobrança de ingresso. Sergio ressaltou que particularmente não gostaria que houvesse cobrança, mas que não seria adequado ficar dependendo de recursos públicos.

Recursos

Boa parte dos recursos foi garantido por meio do apoio de empresas na execução de serviços internos, como troca do piso, iluminação, pintura e restaurações, mas também obtiveram recursos de emendas parlamentares.

O deputado estadual Douglas Garcia (PTB) destinou 100 mil de emenda parlamentar referentes a cultura ao futuro museu.
Deputado Estadual Douglas Garcia (PTB)

Dentre as minhas emendas parlamentares referentes à cultura, destinei 100 mil reais para colaborar com a execução deste importante projeto

– Deputado Estadual Douglas Garcia, via Instagram

Outros deputados e vereadores também destinaram verbas. Confira:

  • Deputado Kenny Mendes (PP) – 110 mil
  • Deputada Rosana Vale (PSB) – 150 mil
  • Vereadora Audrey Kleys (PP) – 10 mil
  • Vereador Fabrício Cardoso ( Podemos) – 10 mil
  • Vereador Cacá Texeira (PSDB) – 20 mil

Há também outros editais vencidos pelo instituto.

Sergio já se reuniu com 15 dos 21 vereadores pedindo apoio para emendas parlamentares para complementar o Orçamento de 2022. Ele está no aguardo das respostas de outros deputados com base nas emendas que eles têm direito a indicar.

Em suas pesquisas, Sergio encontrou uma lei de novembro de 1956, assinada pelo então prefeito Antonio Feliciano. O prefeito instituiu o Museu da Cidade em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

A lei foi mostrada a todos os candidatos à Prefeitura no ano passado e eles a reconheceram e acertaram a celebração do convênio, inclusive o prefeito eleito, Rogério Santos.

– Sergio Willians

Como escrito na história, a instalação de um museu na edificação do IHGS é lei, basta sair do papel.

Com informações do BoqNews e do perfil do Deputado Estadual Douglas Garcia no Instagram


Como é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico.

– D. Pedro I

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar