18.5 C
São Paulo
domingo, 5 dezembro, 2021

RESENHA丨12 Lições da História para entender o Mundo

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

O livro é uma mostra do valioso trabalho intelectual do casal Will e Ariel Durant

O casal não fora contemplado com o Prêmio Pulitzer de Não Ficção Geral, em 1968, e com a Medalha Presidencial da Liberdade, em 1977, por compromissos rasteiros com este ou aquele grupo ideológico. Não. O trabalho dos Durant representa um esforço — em grande medida já reconhecido e recompensado — para divulgar o conhecimento da História, para traduzir, numa linguagem facilmente compreensível, o conjunto da herança civilizacional legado pelo Ocidente.

12 Lições da História pode ser considerado uma síntese do gênio histórico dos Durant. No livro, os autores apresentam, numa linguagem fluida, sucinta e bem-humorada uma dúzia de conceitos fundamentais por meio dos quais o leitor poderá expandir formidavelmente o seu horizonte de consciência. Will e Ariel guiam o leitor por caminhos iluminados pelas luzes de uma lucidez que destoa do conjunto de publicações enviesadas sobre História que abundam nas [poucas] livrarias tupiniquins.

“Ás vezes, sentimos que a Idade Média e o Renascimento, que davam mais importância à mitologia e às artes que à ciência e ao poder, podem ter sido mais sábios do que nós, que repetidamente aumentamos nosso instrumental sem melhorar nossos propósitos”.

Durant

O livro, publicado originalmente em 1968, diferencia-se pela forma coerente em abordar, por exemplo, as aspirações revolucionárias dos povos no decurso do tempo. As doze lições, que sintetizam os resultados das reflexões dos autores durante décadas de trabalho, representam prismas conceituais que, somados, compõem um abrangente panorama do homem frente à inexorável realidade dos efeitos do tempo.

“Romper bruscamente com o passado é flertar com a loucura”.

Durant

No mundo anglófono, onde o trabalho dos Durant tem maior impacto e reconhecimento — seus livros foram publicados originalmente em inglês –, o casal é principalmente conhecido pela monumental História da Civilização. Esta obra em 11 volumes, publicada gradualmente ao longo de 40 anos, causou profunda e duradoura impressão no público americano. A didática aplicada na exposição dos conceitos históricos — e filosóficos — convencera os responsáveis pela entrega do Pulitzer.

As 12 Lições são o resumo das ideias fundamentais da História: Geografia, Biologia, Raça, Caráter, Moral, Religião, Economia, Socialismo, Governo, Guerra, Crescimento & Decadência e Progresso. É verdade que os autores aparentam flertar com o Socialismo; no entanto, trata-se de um flerte infrutífero, porque os mesmos autores, quando discorrem sobre as propostas desse regime político-social, expõem, com louvável honestidade, as impossibilidades inerentes às fantasias políticas. É um livrinho delicioso.

Este e outros títulos de Will e Ariel Durant — e dezenas de outros títulos pertinentes à História e à Filosofia — você, fino leitor, encontrará na livraria Bruna Torlay.

Com informações de Durant, Will e Ariel, 12 Lições da História para entender o Mundo, tradução de Mario Bresighello, Faro Editorial, 1ª edição, Barueri, SP, 2018.

“A democracia é a mais difícil de todas as formas de governo, uma vez que requer um alcance maior da inteligência”.

Durant

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img