No Domingo de Páscoa, comer bacalhau é uma tradição para a maioria das famílias e por esse motivo a Revista Esmeril separou algumas receitas fáceis e práticas para te ajudar na escolha e preparar um almoço com amor para você e sua família

A Páscoa é uma celebração cristã comemorada anualmente no domingo, conhecido como Domingo de Páscoa. Considerada uma das festas mais importantes para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu salvar a humanidade do pecado.

Bacalhau ao forno

Ingredientes

  1. 500 g de bacalhau
  2. 3 cebolas em fatias
  3. 3 tomates sem pele cortados em fatias
  4. 6 batatas médias cortadas em rodelas
  5. 1 pimentão vermelho cortado em rodelas
  6. Salsinha picada
  7. 10 azeitonas verdes
  8. ½ xícara (chá) de azeite de oliva

Modo de preparo

Coloque o bacalhau em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, dentro da geladeira. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal.

No dia seguinte, enxágue o bacalhau e coloque-o em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Deixe ferver, tomando cuidado para que não amoleça demais. Em seguida, separe-o em nacos grandes. Cozinhe as batatas na mesma água em que foi cozido o bacalhau. Em um refratário de vidro, coloque os ingredientes por camadas. Salpique a salsinha, coloque as azeitonas e regue com azeite. Leve ao forno médio por 30 minutos.

Importante: o bacalhau deve ficar de molho por 24 horas, antes do início do preparo. Durante esse período, troque a água várias vezes para eliminar o sal.

Moqueca de bacalhau

Ingredientes

  1. 4 postas de bacalhau já dessalgadas;
  2. 12 camarões médios limpos e sem a casca (opcional);
  3. 2 cebolas fatiadas (fatias grossas);
  4. 2 pimentões vermelhos fatiados;
  5. 1 pimentão amarelo fatiado;
  6. 1 pimentão verde fatiado;
  7. 3 tomates maduros fatiados;
  8. 2 colheres (sopa) de azeite de dendê;
  9. Azeite comum o quanto baste;
  10. 1 dente de alho bem picado;
  11. ½ cebola picadinha;
  12. 1 punhado bem generoso de salsa fresca picada;
  13. 1 punhado de coentro picado;
  14. Pimenta e sal a gosto.
  1. MODO DE PREPARO

Numa panela grande (se você tiver panela de barro ou de ferro aproveite para usá-la) coloque um fio do azeite comum para aquecer e refogue nele a cebola picadinha e o alho até começar a pegar uma cor. Junte o azeite de dendê e mexa bem. Forre a panela com as fatias de cebola, depois faça uma camada de tomates fatiados, uma de pimentões e ajeite as postas de bacalhau. 

Regue com um fio de azeite comum e cubra com os pimentões e tomates restantes, junte a metade da salsinha e todo o coentro. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto até ferver, depois reduza o fogo para o médio baixo e deixe cozinhar tampado por mais 10 minutos. Acerte o sal e adicione pimenta a gosto. Não é necessário mexer pois os vegetais ficarão bem macios e um saboroso molho se formará na panela. Se for adicionar os camarões este é o momento. 

Quando a moqueca estiver quase pronta espalhe os camarões sobre o molho, tampe e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Polvilhe a salsinha restante e sirva bem quente com arroz branco.

BACALHAU CREMOSO 

INGREDIENTES

  1. 1 Kg de Bacalhau em lascas, dessalgado e cozido;
  2. 3 dentes de alho amassados;
  3. 2 cebolas médias;
  4. Tomates sem peles e sementes, picados;
  5. Azeite a gosto;
  6. 1 pimentão verde picado;
  7. Pimenta do Reino a gosto;
  8. 1 colher de mostarda;
  9. 1 colher de purê de tomate;
  10. 1 lata de creme de leite;
  11. 1 vidro de leite de coco;
  12. Azeitonas verdes e sem caroço;
  13. 200g de muçarela em cubos;
  14. Queijo ralado a gosto.

Modo de preparo

Refogue alho no azeite até dourar um pouco.

Acrescente as lascas de bacalhau, coentro, pimenta-do-reino, cebola, pimentão, mostarda e purê de tomate e os tomates picados. Misture tudo. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo, na própria água dos legumes. Não acrescente água. Não deixe grudar no fundo da panela.

Quando estiver bem cozido, acrescente o creme de leite, o leite de coco e as azeitonas.

Deixe apurar um pouco. Desligue o fogo. Coloque em um refratário, acrescente a mussarela em cubos, salpique queiro ralado e leve para gratinar no forno.

Como dessalgar o bacalhau rapidamente

Antes de dessalgar Lembre-se que o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Outra dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente.

Esse processo é ideal para quem não dispõe de no mínimo 24 horas para dessalgar um bacalhau, uma opção é colocar o bacalhau em postas em baixo de um fio de água corrente durante 12 horas. Se o tamanho das postas for menor, o tempo de dessalgue é mais rápido.

A outra opção é levar o bacalhau ao fogo em uma panela com bastante água. E quando    ela começar a ferver, acrescente entre 2 a 4 colheres de sopa de sal, variando conforme a quantidade de bacalhau. Assim que a água voltar a ferver, escorra e escalde a iguaria em água fria e torne a levar ao fogo com bastante água fria, agora sem sal, para dar uma nova fervura e não para cozinhar.

Boa Páscoa e que a paz de Cristo esteja convosco! 

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar