19.4 C
São Paulo
quinta-feira, 28 outubro, 2021

PATRIMÔNIO HISTÓRICO | Capela São João do Tibiriçá será restaurada em Gália (SP)

Revista Mensal
Samara Barricellihttp://www.revistaesmeril.com.br
Samara Oliveira Barricelli é jornalista, Católica Apostólica Romana, mãe e esposa.

Gabinete do Deputado Estadual Douglas Garcia está acompanhando o caso e recorrendo às autoridades competentes para ajudar na preservação do patrimônio histórico

Nesta sexta-feira (08) o Deputado Estadual Douglas Garcia (PTB) publicou um vídeo de sua visita ao município de Gália (SP), junto ao chefe de gabinete da Liderança do PTB na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), Sr. Edson Salomão, o historiador local João Paulo, a Vereadora Ana Priscila Nunes Cervelin (PSDB), o Prefeito Renato Inácio Gonçalves (PSDB) e o secretário de governo, Sr. Edenilson José Nogueira.

A filmagem ocorreu dentro da Capela São João do Tibiriçá, fundada por uma companhia de ingleses, em 1933. A capela foi tombada através de esforços do prefeito e se tornou patrimônio cultural e histórico de Gália. A vereadora Priscila atuou dentro da Câmara Municipal e o apoio do legislativo foi essencial para o tombamento.

Em 1906 cidadãos paulistas constituíram o povoamento que 22 anos depois (1928) se tornaria o município de Gália (SP). Portanto, a capela quase centenária foi construída nos primeiros cinco anos de existência da cidade, concentrando sua vida religiosa e cultural.

Agora, esse patrimônio necessita de restauração para retornar ao seu esplendor. Para tal, contará com o trabalho dos envolvidos na reunião, principalmente do prefeito, da vereadora e deputado. O gabinete de Douglas Garcia está acompanhando a situação da capela e o deputado se comprometeu a procurar a Secretaria Nacional de Cultura e (se necessário) acionar o Ministério Público (MP) para garantir que haverá os recursos e o suporte necessário do Governo do Estado para a conclusão da revitalização.

Durante a filmagem, o prefeito informou que está na fase de desapropriação da área para poder iniciar os processos. Já o historiador João Paulo frisou a importância da capela, na qual ocorreu a primeira missa de Gália, ministrada por altas autoridades do clero.

Com informações de Assessoria Douglas Garcia e da página do deputado no Facebook


Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva

— Albert Camus

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Crie rotina e atividades para seus filhos na pandemia

Não deixe as crianças sem rotina e boas atividades.
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img