18.5 C
São Paulo
domingo, 5 dezembro, 2021

Partido de Oposição à Ditadura tem registro cassado na Nicarágua

Revista Mensal
Samara Barricellihttp://www.revistaesmeril.com.br
Samara Oliveira Barricelli é jornalista, Católica Apostólica Romana, mãe e esposa.

Ditadura de Esquerda já prendeu dezenas de opositores, entre políticos, jornalistas, empresários e ativistas

Na primeira sexta-feira (06) de Agosto, o Conselho Superior Eleitoral (CSE) cassou o registro do Cidadãos Pela Liberdade, partido de oposição à Ditadura de Esquerda da Nicarágua. A determinação se baseou na “dupla nacionalidade” da presidente do partido, Carmella María Rogers Auburn, conhecida como Kitty Monterrey, que também teve seu registro de identidade nicaraguense cancelado.

A decisão ocorreu poucos minutos após a presidente do Partido Liberal Constitucionalista (PLC), deputada María Haydée Osuna, representar contra Monterrey no CSE, segundo La Prensa. O CSE também julgou que o partido cometeu atentados verbais contra a soberania e outros ‘pilares’ da ‘democracia’:

Tem feito repetidas demonstrações, por meio de atos verbais, que minam a independência, soberania e autodeterminação

Candidato se manifesta

Oscar Sobalvarro, candidato do Cidadãos Pela Liberdade à Presidência, se manifestou no Twitter sobre o ataque da Ditadura de Esquerda a seu partido e a Kitty Monterrey.

Recurso

O advogado Oscar Vargas explicou ao La Prensa que Kitty Monterrey é nicaraguense perante a lei, ainda que deva renunciar à sua nacionalidade por nascimento nos EUA para obter a nacionalidade americana, uma vez que a lei dos EUA não se aplica em território nicaraguense, nação soberana com sua própria Constituição e Leis.

Renunciou à nacionalidade nicaragüense, pois quando uma pessoa se torna cidadã norte-americana é obrigada a renunciar à nacionalidade de origem, essa é uma exigência que os norte-americanos colocam, mas a verdade é que isso é político, pois ela nunca perde a nacionalidade nicaragüense. Aqui na Nicarágua chove do chão para o céu, é verdade, infelizmente o direito não é respeitado. O Código Civil estabelece que os nascidos na Nicarágua e de pais estrangeiros são nicaragüenses, ela é nicaragüense embora tenha adquirido a nacionalidade norte-americana e nem precisaria ir pedir autorização de estada na Direção de Migração e Estrangeiros.

Oscar Vargas

O Cidadãos Pela Liberdade recorreu e usará todos os instrumentos jurídicos eleitorais para reverter essa ordem do CSE, cujos magistrados são “orteguistas”, de acordo com La Prensa.

Prisão de Opositores

Daniel Ortega (75), Ditador Socialista da Nicarágua

Ainda conforme noticiou o La Prensa e O Antagonista, a Ditadura de Esquerda da Nicarágua já prendeu 33 opositores, entre políticos, jornalistas, empresários e ativistas.

Nesta sexta-feira (13), ocorreu a 34ª prisão, dessa vez de Juan Lorenzo Holmann, Secretário do Conselho de Administração do jornal La Prensa, como noticiou o Esmeril News.

Com informações de La Prensa, O Antagonista e Esmeril News


De todas as pretensões ininteligentes e retrógradas, aquela que os comunistas mais acariciam é a ditadura

Pierre-Joseph Proudhon

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Crie rotina e atividades para seus filhos na pandemia

Não deixe as crianças sem rotina e boas atividades.
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img