23.5 C
São Paulo
sábado, 28 maio, 2022

PALEONTOLOGIA | Ninhada de dinossauros é descoberta em Uberaba – MG

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

A região é um verdadeiro ‘berçário’ de répteis antigos

O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que ostenta o status internacional de “terra dos dinossauros”, recentemente recebeu um incremento em sua fama: uma ninhada fossilizada de 20 ovos de dinossauros foi descoberta no território do município.

A 30 quilômetros do centro da cidade, no bairro da Ponte Alta, pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e de outras instituições de pesquisa encontraram um verdadeiro “sítio de nidificação”. Trata-se de uma região de prospecção paleontológica cujos objetos de escavação são ninhos de dinossauros.

 Ninhada de ovos de titanossauro descoberta na cidade do Triângulo Mineiro (foto: UFTM/Divulgação)

De acordo com a UFTM, o bairro uberabense, em função dos achados paleontológicos, é considerado o primeiro sítio de nidificação de dinossauros encontrado no Brasil. A pesquisa liderada pela equipe desta universidade foi publicada no periódico científico internacional Scientific Reports, que pertence ao grupo Nature.

Depois de compararem as características dos ovos (que têm cerca de 12 centímetros de diâmetro) com registros fósseis descobertos na Argentina, os paleontólogos brasileiros concluíram que os restos mortais dos dinossauros descobertos em Minas Gerais pertencem ao grupo dos Titanossauros, animais de proporções descomunais.


Com informações do jornal Estado de Minas


“Achar em tudo desordem é prova de supina ignorância; descobrir ordem e sistema em tudo é demonstração de profundo saber”.

Marquês de Maricá

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img