A Revista Esmeril publicou em 29 de março de 2021 matéria sobre a suposta “lista” do Centrão, usando a apuração do jornal O Globo, informando que Ricardo Salles é o alvo prioritário

Em 29 de março de 2021, o jornal O Globo publicou reportagem informando sobre a existência de uma “lista de alvos” do Centrão no Governo Federal. O bloco almejaria maior espaço e influência, tendo como alvo prioritário o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na mesma data, a Revista Esmeril publicou matéria completa informando sobre o caso.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL/AM), declarou ver Salles como um “antiministro”. Segundo a reportagem de O Globo, cada ação do Ministro do Meio Ambiente é checada com lupa, pelos parlamentares do Centrão.

Na quarta-feira (4), o Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Delegado Alexandre Silva Saraiva, apresentou notícia crime contra o Ministro Ricardo Salles, conforme apurou o Portal G1. A notícia crime foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também acusa o Senador Telmário Motta (Pros-RR). Segundo o delegado, o senador e o ministro supostamente firmaram uma parceria com o setor madeireiro para obstaculizar investigações de suspeitas de crimes ambientais.

Também conforme a reportagem do G1, Saraiva pode ser substituído no cargo. O delegado negou que tenha recebido qualquer comunicado nesse sentido e afirmou jamais ter recebido qualquer pedido ilegal do Governo Federal.

Não recebi nenhuma comunicação nesse sentido até agora.

Nunca me foi solicitado nada que fosse fora da lei

Delegado Alexandre Silva Saraiva, Superintendente da Polícia Federal do Amazonas

Suposta indicação em 2019

Em agosto de 2019, o então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, escolheu o Superintendente de Pernambuco, delegado Carlos Henrique Oliveira Sousa, para substituir o delegado Ricardo Saadi na chefia da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Porém, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) informou durante entrevista que o indicado seria o delegado Alexandre Silva Saraiva. O conflito gerou uma crise na Polícia Federal, contudo, a indicação de Sousa acabou mantida.

Segundo o UOL, em reportagem de 17 de agosto de 2019, o presidente teria indicado Silva Saraiva, mas não depois declarou não haver problema caso Oliveira Sousa assumisse o posto no Rio de Janeiro.

Eu sugeri o de Manaus, se vier o de Pernambuco não tem problema não.

– Presidente Jair Messias Bolsonaro

Quase ministro?

Segundo reportagem de O Globo, o delegado Alexandre Silva Saraiva teria se reunido durante duas horas com Jair Bolsonaro, em dezembro de 2018, após conversarem por telefone. O tema da reunião seriam as qüestões ambientais e a possibilidade de Silva Saraiva assumir o Ministério do Meio Ambiente. Contudo, Ricardo Salles acabou sendo o indicado de Bolsonaro para o ministério.

Nova Iguaçu (RJ)

Em 23 de junho de 2010, o site da Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF) noticiou a descoberta de dois aparelhos de escuta de ambiente na sala do Núcleo de Operações da Delegacia de Polícia Federal de Nova Iguaçu. As escutas foram instaladas com autorização da justiça para ajudarem nas investigações sobre a agentes suspeitos de corrupção.

O pedido para instauração da investigação foi efetuado pelo então Procurador Geral da República, Renato Machado. Segundo o site JusBrasil, o Ministério Público Federal (MPF) de São João do Meriti (RJ) investigaria como dois agentes da polícia encontraram essas escutas, por suspeita de vazamento de informações.

Segundo a plataforma Lattes, o delegado Alexandre Silva Saraiva era o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Nova Iguaçu, em 2010. O delegado falou com o Portal G1, uma semana antes da notícia vinculada pela FENAPEF, em 16 de junho de 2010, sobre a operação na qual a Polícia Federal de Nova Iguaçu estourou uma empresa de “gatonet” no município.

Com informações de O Globo, Portal G1, FENAPEF, JusBrasil, Revista Esmeril, UOL e Plataforma Lattes


A justiça pode irritar porque é precária. A verdade não se impacienta porque é eterna.

– Rui Barbosa

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar