Projeto de Lei cria órgão dentro do Ministério das Comunicações, com poder para decidir o que é verdade ou mentira na internet
Uma publicação do presidente do Movimento Conservador, no Twitter, chamou a atenção de internautas para um Projeto de Lei (PL) de 2022, proposto pelo Deputado Marco Feliciano (PL), que criaria um órgão dentro do Ministério das Comunicações para “fiscalizar a veracidade nas mídias sociais”.
O novo órgão foi comparado por Salomão ao “Ministério da Verdade”, instituição responsável por “cuidar da mentira”, definindo ao bel prazer da ditadura do “Grande Irmão” o que é verdade, no romance distópico 1984, de George Orwell.
Pelo texto do PL 188/2022, o órgão agiria quando provocado por terceiros que as sintam “prejudicados”, contando com a atuação de “especialistas”. Cidadãos que publicarem algo considerado falso poderão ser acionados criminalmente.
Feliciano cita as agências de fact-checking em sua justificativa do projeto. Para o deputado, é função do Estado acompanhar os noticiários e confirmar quando houver “informações imprecisas”.
Com informações de Twitter e Portal da Câmara dos Deputados

Poder é estraçalhar a mente humana e depois juntar outra vez os pedaços, dando-lhes a forma que você quiser.
— George Orwell, 1984
Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine já e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.
Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
Fora a mentalidade totalitária de um medroso, existe também a oportunidade de cabidaco de empregos para os mais chegados. Sei que não é só isso, mas o negócio e implodir essa aberração de PL.