23.6 C
São Paulo
domingo, 19 setembro, 2021

Kassab quer Rodrigo Pacheco candidato à presidência

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Senador pode trocar de partido para viabilizar candidatura em 2022

O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, tenta empurrar o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), para a disputa do cargo executivo máximo da República, em 2022.

Há um mês o jornal Metrópoles informou sobre uma possível articulação que viabilize essa operação, envolvendo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o também ex-presidente Michel Temer (MDB).

Nos últimos dias, a imprensa retomou a pauta, porém, Pacheco afirmou não discutirá sobre as eleições de 2022, neste momento, segundo o Correio Braziliense. Kassab insiste que o senador do Democratas (DEM) é o candidato “mais preparado para disputar e ganhar”, segundo O Estado de Minas.

Questões partidárias

Para ser candidato à presidência, disputando principalmente contra Bolsonaro e Lula, Rodrigo Pacheco precisaria trocar o DEM pelo PSD. Sua candidatura provavelmente racharia o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), pois pode contar com apoio de FHC, convencido de que o Governador de São Paulo, João Dória Jr (PSDB), não abrirá mão de concorrer a presidência, enquanto o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) teria desistido da disputa.

Para aprofundar o racha em São Paulo, Gilberto Kassab negocia a filiação de Geraldo Alckmin ao PSD. O tucano possui ampla base de apoio no Estado, construída nos anos como governador pelo PSDB, e poderia desidratar Dória. Segundo a Valor, Alckmin está negociando com o PSD para disputar o governo de São Paulo, novamente com Márcio França (PSB), como seu vice.

O MDB está dividido entre apoiar o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e Lula (PT), conforme o Blog do Noblat. Uma opção da chamada ‘terceira via’ poderia unir a maioria dos políticos do partido e atrair outros do chamado “Centrão”.

Terceira Via

Ciro Gomes (PDT) tenta ocupar esse vácuo como o candidato “nem Bolsonaro, nem Lula”, mas aparentemente não tem conseguido atrair as “forças de centro”. Recentemente, o pedetista publicou vídeo criticando ambos, mas com o tom mais elevado em relação a Bolsonaro, desagradando deputados da própria base aliada (do PT) no Ceará, de acordo com O Povo.

Outra preocupação para Ciro é o movimento de Kassab para trazer Alckmin ao PSD e lançar o tucano a disputa pelo governo de São Paulo, com França na chapa. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), de França, por enquanto é um possível aliado de Ciro, porém, o líder do clã Ferreira Gomes perderia o palanque do partido no Estado de São Paulo, que seria concedido ao candidato à presidência do PSD de Alckmin.

Ciro precisaria atrair Kassab, que não descarta a idéia de Pacheco ser vice do candidato de outro partido. Contudo, isso também traria problemas com outros possíveis parceiros, como o próprio PSB, que há desejam a posição na chapa do pedetista.

A ‘terceira via’ inicia a disputa com rachas e desidratada, enquanto Bolsonaro e Lula continuam como principais candidatos na corrida presidencial.

Com informações de O Povo, Correio Braziliense, Valor, Metrópoles, Blog do Noblat


A chamada ‘Terceira Via’ é incompetência para praticar o capitalismo e covardia para aplicar o socialismo.

– Roberto Campos

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA丨O lusotropicalismo em Gilberto Freyre

Roberto Lacerda recorda o clássico "O luso e o trópico" para honrar a memória de Gilberto Freyre, cuja reflexão...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img