Internautas compararam as atitudes de Dona Clotilde às de Pepe Le Pew, que foi cancelado do novo Space Jam. 

Após o colunista americano Charles Blow ter problematizado o personagem Pepe Le Pew, dos Looney Tunes, no The New York Times, e seus argumentos terem incitado um movimento que conseguiu o cancelamento de um personagem de desenho animado, internautas escolheram como a Dona Clotilde como a vítima da vez. 

Segundo Blow, personagens de desenho animado como Pepe Le Pew – Pepe o Gambá, no Brasil -, promovem estereótipos negativos e a “cultura do assédio”. 

No desenho, Pepe faz de tudo para conquistar sua amada, a gatinha Penélope, que está sempre fugindo devido ao mau odor do gambá. 

Space Jam

Uma cena de Space Jam, desta vez estrelado por outro astro da NBA, LeBron James, foi cortada devido aos pedidos de “cancelamento” sobre o personagem. 

A ceva contaria com a modelo brasileira Greice Santos, mas a Warner Bros se submeteu à pressão dos que pediram pelo cancelamento de Pepe.

O mesmo foi tentado em relação ao personagem “Ligeirinho”, que supostamente promoveria um estereótipo negativo e ofenderia ao povo mexicano. Porém, nesse caso o cancelamento não obteve sucesso e o ator Fluffy – um descendente de mexicanos – que dá voz ao Ligeirinho, defendeu seu personagem através de seu perfil no Twitter.

Dona Clotilde

Segundo o jornal Extra, internautas começaram a pedir pelo cancelamento da personagem Dona Clotilde, também conhecida como “Bruxa do 71”, do seriado mexicano ‘Chaves’, bem conhecido de milhões de brasileiros e diferentes gerações. 

De acordo com esses internautas, o comportamento de Dona Clotilde – interpretada pela falecida Angelines Fernández – em relação ao personagem Seu Madruga – interpretado pelo também falecido Ramon Antonio Estebán Gómez de Valdés y Castillo – é o mesmo de Pepe Le Pew em relação a Penélope. 

No seriado mexicano, Dona Clotilde faz diversas investidas amorosas contra Seu Madruga, que demonstra constrangimento e foge sempre. 

O movimento foi repercutido por jornais da Colômbia e do Chile, segundo a Gaúcha ZH. 

No entanto, ainda conforme o jornal Extra, o pedido de cancelamento de Dona Clotilde foi considerado por muitas pessoas como “exagero”. 

Com informações do Jornal Extra, Revista Monet (Globo), The New York Times, Jovem Pan e Gaúcho ZH.


Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.

– Nelson Rodrigues

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar