Jornais noticiaram morte por Covid-19, mas não verificaram o prontuário. 

O transexual Ygona era influencer e recebeu muitos ataques de ódio por sua postura contrária ao isolamento social. Inclusive, o influencer chegou a comemorar “aglomerações feitas com sucesso”. 

Ygona participou de eventos em 2020 e debochou da histeria na pandemia. Quando faleceu, em 27 de janeiro de 2021, a imprensa noticiou focando no fato de que Ygona ‘se aglomerava’ – como a matéria do Yahoo! – e afirmaram que a causa da morte teria sido complicações por causa de Covid-19; como fez o blog Catraca Livre.

A Fake News sobre a causa da morte de Ygona não se limitou ao Catraca Livre. A IstoÉ também afirmou que o motivo da internação seria a Covid-19, assim como a Universa, do UOL. 

Mãe de Ygona se manifestou

Segundo o Metrópoles, Valéria Cardoso, mãe de Ygona, publicou o laudo médico nas redes sociais, para informar que a causa da morte foi a tuberculose. 

Só agora a mãe teve acesso ao prontuário e ao laudo. Na época, Ygona ficou dez dias internado, mas a mãe pôde verificar o resultado do teste só agora, para saber que o Covid-19 resultou negativo

Só agora tive acesso ao prontuário de Ygona, onde consegui ver o resultado do teste da Covid-19 que ela fez e deu negativo”, consta da publicação dela, na web, que continua: “Causa da morte de Ygona: choque séptico de foco pulmonar. Ygona testou positivo para tuberculose.

– Valéria Cardoso, mãe de Ygona

O jornal Extra também noticiou o comunicado de Valéria. A tuberculose pode apresentar sintomas parecidos com a Covid-19, o que não isenta nós jornalistas de verificarmos o laudo e o prontuário, antes de noticiar uma causa de morte.

Com informações do Jornal Extra, Metrópoles, IstoÉ, Contigo!, Universa (UOL), Yahoo! e Catraca Livre.


Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.

– Joaquim Nabuco

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar