A vovó tem uma banquinha na porta de casa, onde diariamente distribui 1,7 mil pães e 300 litros de chá para pessoas carentes graças ao apoio conquistado nas redes sociais

Maria Paulina (69), moradora de Brasilândia na zona norte de São Paulo (SP), é a nova febre da internet, após o neto Thales (8) gravar diversos vídeos onde ela bate massa de pão e o neto Mayan (12) editar o material para ficar mais interessante e atrativo para o público. Os netos não imaginavam que ao postar os vídeos nas redes sociais, tornariam a avó famosa pelo trabalho social que ela realiza na cidade para ajudar famílias carentes.

Dona Maria foi apelidada carinhosamente de ‘Vovó Tutu’ e, em 2019, um dos seus filhos decidiu realizar o seu sonho de ter um restaurante e alugou um espaço que deixou do jeitinho que a mãe sempre sonhou. Eles formaram clientela durante oito meses, mas infelizmente foram afetados durante a pandemia e com todas as dividas que acabaram contraindo, foram obrigados a fechar o restaurante.

Para Dona Maria essa foi uma das piores experiências que teve na vida, não foi nada fácil abrir mão do seu sonho. Decepcionada e triste com o acontecimento, ela se trancou em casa no auge da pandemia e com o isolamento acabou entrando em depressão. Determinada a vencer a doença, ela decidiu que tinha que se levantar e ser forte para combater a fome e a miséria que a pandemia trouxe a periferia.

Dona Maria usou o pouco dinheiro que tinha para começar a produzir pães para doação. No começo ela produzia cerca de 200 pães por dia, mas em pouco tempo a demanda começou a aumentar, segundo o Razões para Acreditar. E foi ai que os netos tiveram a brilhante idéia de gravar o vídeo da avó produzindo os pães e postar na internet para que pudessem conseguir mais doações. O vídeo viralizou rapidamente e muitas pessoas começaram a fazer doações para ajudar a ‘Vovó Tutu’ na sua produção de solidariedade e amor.

Comecei a receber doações de tudo quanto era lugar. As pessoas passavam na frente de casa e me deixavam muitas coisas. Logo, e com ajuda da família, passamos a produzir mais e a atender muito mais gente.

Dona Maria

A vovó sensação da internet e foi procurada por famosos como o padre Fábio de Melo, a jornalista Ana Paula Padrão, dentre outros que fizeram questão de abraçar e ajudar na causa. E graças a isso a vovó atende cerca de 130 famílias, distribuindo dois pães por pessoa, acompanhados por um chazinho.

Conseguimos criar o Instituto Vovó Tutu. Agora, vamos buscar recursos para atender ainda mais famílias. A ideia é continuar o trabalho e montar uma escola de panificação e confeitaria para ensinar a mães e crianças algo que também pode gerar alguma renda.

Dona Maria

Para a vovó produzir e distribuir pães é um ato de amor e que a enche de energia. É um prazer para ela se colocar no lugar dessas pessoas que as vezes não tem pão para alimentar o filho. Dona Maria é sem dúvidas uma mulher de coração gigante!

Uma história de superação

Instagram Ações Sociais da Vovó

Filha de uma empregada doméstica e de um lavador de carros, foi cuidada pelo irmão mais velho durante a infância, tempos sombrios onde aguardava ansiosa na fila da sopa pelo alimento. O pai era um homem extremamente violento e a mãe, para proteger a filha, teve que interna-lá na Casa da Divina Providência Madre Tereza Michel, na Mooca, onde ficou dos 7 aos 14 anos.

A convivência com as freiras lhe ensinaram a ser caridosa, tanto que quando teve que deixar a casa, decidiu que sua vocação era ajudar o próximo. Dona Maria trabalhou no departamento de limpeza do Hospital das Clínicas, onde era comum esbarrar em mães e crianças carentes, assoladas pela fome.

Eu ia até o refeitório e pedia um lanche, alguma coisa que tivesse sobrando para dar para aquelas mulheres. Se precisasse, eu pegava escondido mesmo.

Dona Maria

Em 1996, ela decidiu vender lanches, marmitas e gelados. Foi nessa época que ela adotou a sua filha Lurdes (17), em seguida ela acolheu mais três crianças. Ao todo ela tem 6 filhos, 26 netos e 9 bisnetos.

Com informações do Razões para Acreditar


Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.

Santo Agostinho

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :