Nos dias 14 a 17 de outubro, será oficialmente lançando o I Fórum Educação & Cultura, organizado pelo Instituto Liberdade e Justiça, um think tank cujo objetivo é promover debates, palestras e a edição de livros e materiais com viés liberal-conservador.

O Fórum terá palestras, mesas de debate e oficinas práticas. Todas as atividades serão transmitidas online. Além disso, planeja-se produzir material impresso com algumas das propostas e caminhos discutidos no evento.

O primeiro dia traz uma mesa sobre educação mediada por Marcello Danucalov, doutor em ciências e estudioso de comportamento humano. Os debatedores são Silvio Grimaldo, editor e cientista político, Simone Benedetti, professora, psicóloga e autora, e a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro, especialista em educação infantil e relatora da CPI das Universidades na ALESP, em 2019. O objetivo é discutir o cenário da educação no Brasil, levantar as possíveis razões do baixo desempenho no PISA, os problemas da BNCC e a necessidade de reformas voltadas à qualidade do ensino.

No segundo dia, é a vez de se discutir cultura. A historiadora e cineasta Cássia Queiroz mediará uma mesa integrada por Luciano Cunha, autor da primeira HQ de herói brasileiro a ser adaptada para o cinema, transformada depois em série de TV pela TNT; pelo cineasta Mauro Ventura e pelo escritor Dennys Andrade. A discussão abrange os desafios do da produçaõ cultural no Brasil e os meios de financiamento a projetos de toda espécie, inclusive do setor audiovisual.

No mesmo dia, teremos uma oficina prática com o prof. Eduardo Vieira, após uma mesa sobre liberdade na educação, com participação do prof. Dr. Rodrigo Queiroz, de Portugal, Coordenador do mestrado em Ciências da Educação da FCH – Univ. Católica Portuguesa, Doutor em Ciências da Educação, Chairman do Conselho Europeu de Escolas Independentes, Membro do Comitê Executivo da Federação Europeia de Escolas Independentes e autor de vários livros. Também participarão da mesa, o Prof. Rodrigo M. Gabriel, mestre em filosofia política e doutorando em ciências jurídico-políticas e Giuliano Miotto, presidente do Instituto Liberdade e Justiça, advogado, autor de livros infantis e criador da Turminha da Liberdade.

Na sexta-feira 16/10, Armando Alexandre, doutor em filosofia e letras, jornalista e escritor conduz a discussão sobre patrimônio cultural. Os debatedores convidados são Rafael Nogueira, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e José C. Sepúlveda, líder do Instituto Plínio Correia de Oliveira e apresentador do programa Radar da Mídia. A mesa é precedida pela palestra do Prof. Dr. Fausto Zamboni, doutor em letras e autor de A opção pelo Homeschooling, ele falará sobre o tema, destacando a importância da educação literária.

O último dia contempla a literatura. A prof. Juliana Gurgel, dra. em artes da cena e produtora conduz a discussão, cujos debatedores são Marcos Frenette, jornalista culturalde longa data, Paulo Briguet, colunista do Jornal Brasil Sem Medo, e Bruna Torlay, escritora e diretora de conteúdo da Revista Esmeril. O foco da mesa é procurar compreender as razões do declínio da literatura no Brasil, assim como a recriação de um ambiente que estimule as pessoas a incluir a leitura dos clássicos em sua vida.

A palestra de encerramento do Fórum será ministrada pelo prof. Eduardo Melo, ex-Secretário Executivo Adjunto do MEC e Diretor Geral Adjunto da Roquette Pinto, cujo nome foi cotado duas vezes para o Ministério da Educação.

Porque decidimos fazer o Fórum?

Nos últimos anos, temos visto o péssimo desempenho do Brasil em praticamente todas as áreas da educação, e um claro declínio em nossa cultura.

Mesmo com o governo investindo mais de 6% do PIB em educação, ainda assim estamos na lanterna dos países que participam do PISA e vários outros indicadores. Na área da cultura, a Lei Rouanet e os mecanismos de financiamento estão aparelhados por grupos de interesse e geram muitas distorções.

Infelizmente, os ambientes e grupos de discussão sobre tais assuntos estão dominados por pessoas que insistem nos mesmos erros que produziram esse estado de coisas. Por isso, o momento é oportuno para se debater, sob novas perspectivas, novos caminhos para a educação e a cultura no Brasil.

Data: 14 a 17 de outubro
Horário: das 19h às 22h
, com oficinas na parte da tarde.
Local: Fórum Online
Inscrições e Informações: www.forumeducacao.com.br
Email: forumeducacao@ilj.com.br

Coordenação Geral: Dr. Giuliano F. Miotto
Curadoria: Bruna Torlay
Coordenação de Cultura: Cássia Queiroz
Coordenação Científica: Prof. Me. Rodrigo Moisés Gabriel

Programação completa

14 de outubro (quarta-feira)

  • 19:15 – Abertura do Fórum, com Giuliano Miotto
  • 20h às 21h30 – Mesa 1: Desafios para a Educação no Brasil
  • Mediador Dr. Marcello Danucalov / Participantes: Silvio Grimaldo, Profª Simone Benedetti e Valéria Bolsonaro

15 de outubro (quinta-feira)

  • 10h às 11h30h – Mesa 2 : Liberdade e Direito de Escolha na Educação
  • Mediador Giuliano Miotto / Participantes: Prof. Dr. Rodrigo Queiroz e Prof. Rodrigo G. Moisés
  • 15h às 16h – Oficina Prática : Ensinando crianças e jovens com criatividade, com Prof. Eduardo Vieira
  • 19h15 – Palestra: Caminhos para resolver os problemas da Educação no Brasil, com Mateus Mota Lima (Instituto Borborema)
  • 20h às 21h30h – Mesa 3: Desafios para a Produção Cultural no Brasil
  • Mediadora Cássia Queiroz / Participantes: Mauro Ventura, Luciano Cunha e Dennys Andrade

16 de outubro (sexta-feira)

  • 19h15 – Palestra: Educação e Homeschooling no Brasil, com Prof. Dr. Fausto Zamboni
  • 20h às 21h30 – Mesa 4: A Proteção do Patrimônio Cultural no Brasil
  • Mediador Prof. Armando Alexandre / Participantes: Prof. Rafael Nogueira e Prof. Dr. José Carlos Sepúlveda

17 de outubro (sábado)

  • 09h às 10h30h – Mesa 5: A importância dos Clássicos na Literatura
  • Mediadora Profª Dra. Juliana Gurgel / Participantes: Bruna Torlay, Marcos Frenette e Paulo Briguet
  • 10:40 – Encerramento: O Futuro da Educação e da Cultura no Brasil, com Eduardo Melo
fim
Revista Esmeril - 2020 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :