16 C
São Paulo
terça-feira, 19 outubro, 2021

Governador João Dória anuncia criação de fase mais restritiva da quarentena

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Nova fase, apelidada pelas Redes Sociais de “fase roxa”, afetará futebol, religião, educação, mercados, construção civil e jornadas de trabalho

Nesta quinta-feira (11), através da 187ª Coletiva de Imprensa, o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou o agravamento de restrições a partir da próxima segunda-feira (15). A chamada “fase emergencial”, apelidada popularmente de “fase roxa”, terá duração inicial de quinze dias (até 30/03/2021). 

As escolas particulares continuarão abertas, limitadas a 35% da lotação, enquanto as públicas estaduais atenderão exclusivamente às crianças e adolescentes vulneráveis. 

De acordo com o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares (foto), os recessos de abril e outubro serão antecipados para março (15 a 28); os alunos deverão ficar em casa e o Governo afirma que não haverá atividades obrigatórias, nem prejuízo ao calendário escolar e a merenda continuará disponível. Retiradas de materiais só com agendamento.

As Missas, Cultos e demais atividades religiosas em Igrejas, Templos e demais locais sagrados das religiões, serão proibidos, apesar de decreto do próprio governador estabelecendo como serviços essenciais. 

Os Supermercados terão horários restritos para atendimento presencial, mas poderão funcionar 24h para delivery. 

As lojas de material de construção só poderão funcionar para retiradas dos pedidos. Bares e Restaurantes só poderão funcionar no sistema delivery, sem opção para retirada no local. Aqueles que não puderem pagar por entregadores, precisarão ficar fechados e aguardar o final da nova fase. 

O Campeonato Paulista ficará paralisado durante a nova fase. As rodadas do próximo final de semana (13 e 14/03) ocorrerão normalmente. Segundo artigo do colunista Robson Morelli, para o Estadão, a realidade do futebol não é nem de longe a da sociedade e os protocolos rígidos e testes comprovam isso, no entanto, os jogadores devem “dar o exemplo”. 

Sistema de Saúde

São 53 as cidades paulistas com 100% de ocupação das UTIs, porém, o Secretário de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, afirmou não ser possível abrir mais leitos por falta de mão de obra qualificada. 

Na renovação de contrato de comunicação, assinada pelo Governador João Dória, do valor de R$90 milhões, R$20 milhões foram retirados da Secretaria de Saúde. Abaixo imagens retiradas diretamente do sistema da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com os dados que podem ser acessados e fiscalizados por qualquer cidadão (grifos nossos).

Toque de Recolher

Foi estabelecido o Toque de Recolher entre as 20h e 5h. 

O cidadão deve permanecer em casa nesse horário, exceto para trabalhar nos serviços que não tiveram aumento de restrições, como Hospitais, Farmácias e Delivery (permitido 24h). 

Postos de gasolina podem também funcionar normalmente, sem restrição de horário. Serviços de atendimento telefônico sofrerão alterações, com a exigência de teletrabalho para empregados de escritórios e maiores restrições para Call Centers. 

O setor de transportes se manterá no mesmo horário de funcionamento, apesar da escala de locomoção e entrada dos trabalhadores, que concentrar-se-ão no transporte público e no trânsito em horários diferentes e de acordo com seu setor. São horários escalonados para os cidadãos irem ao trabalho e entrarem nas empresas, conforme tabela abaixo.

Locomoção e Entrada de Trabalhadores

  • Indústria – 5h às 7h
  • Serviços – 7h às 9h
  • Comércios – 9h às 11h

O Governador João Dória afirmou que o direito de ir e vir não foi revogado. 

Solicitação ao prefeito de São Paulo

Dória pediu ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) (foto), para aumentar a fiscalização e punir os comerciantes que não adotarem as restrições. 

As restrições foram anunciadas primeiro no perfil do Governador João Dória no Twitter, depois confirmadas e explicadas através de coletiva iniciada às 12h45 e transmitida pela TV Cultura. 

Com informações da 187ª Coletiva de Imprensa do Governador de São Paulo,  pela transmissão da TV Cultura, Estadão, InfoMoney e Twitter.


O gnosticismo é um sistema de crenças que nega e rejeita a estrutura da realidade, particularmente a realidade da natureza humana, e as substitui por um mundo imaginário construído por intelectuais gnósticos e ativistas gnósticos.

– Eric Voegelin

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Revista Esmeril, tenha acesso a materiais de Alta Cultura e ajude a manter o Editorial gratuito! 

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA丨O lusotropicalismo em Gilberto Freyre

Roberto Lacerda recorda o clássico "O luso e o trópico" para honrar a memória de Gilberto Freyre, cuja reflexão...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img