14.7 C
São Paulo
terça-feira, 19 outubro, 2021

Governador de New York perde apoio dentro do Partido por acusações de assédio sexual

Revista Mensal
Roberto Lacerda
Roberto Lacerda Barricelli é jornalista, assessor e historiador. Foi correspondente do Epoch Times e colaborador em diversos jornais, como Jornal da Cidade Online, O Fluminense, São Carlos Dia e Noite, Diário da Manhã, Folha de Angatuba e Jornal da Costa Norte.

Políticos Democratas também teriam pedido a renúncia de Andrew Cuomo, que está envolvido em dois escândalos

O Governador de New York, Andrew Cuomo (63 anos), se vê envolto por dois escândalos que podem manchar sua imagem e destruir sua carreira política.

O primeiro escândalo diz respeito aos números supostamente fraudados das mortes de idosos por Covid-19 dentro dos asilos, segundo o jornal The New York Times e o Albany Times Union. De acordo com o Portal português Público, os principais assistentes de Cuomo re-escreveram o relatório, diminuindo propositalmente o número de mortos. 

O segundo ganhou de fato as páginas midiáticas ao final de fevereiro deste ano, quando uma ex-assessora – Lindsey Boylan (36 anos) – publicou texto em seu blog na plataforma Medium, reforçando acusações feitas anteriormente através de seu perfil na rede social Twitter e acrescentando outras

Pouco após a primeira acusação, outra ex-assessora – Charlotte Bennett (25 anos) também acusou o governador democrata de assédio e “comportamento impróprio”, conforme noticiado pela BBC

A Revista Esmeril está acompanhando os casos e você pode acessar a cobertura completa clicando aqui e aqui

Efeito cascata

Nas semanas seguintes, outras três mulheres entraram no circuito e também acusaram Cuomo de assédio e comportamento impróprio. 

Anna Ruch (33 anos) afirmou que se sentiu constrangida pelo Governador Democrata Andrew Cuomo durante a recepção de um evento em New York City. 

Em entrevista ao The New York Times, na segunda-feira (01) da semana passada, ela afirmou que ficou chocada quando Cuomo colocou suas mãos em seu rosto e pediu para a beijar. 

O Governador teria então beijado sua bochecha, sem que ela conseguisse esboçar reação, segundo o The New York Post. 

No sábado (06) uma ex-assessora de imprensa do Departamento de Moradias e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos da América, Karen Hinton (62 anos), afirmou que quando o governador democrata chefiava o órgão, durante a administração presidencial de Bill Clinton (Democrata), ele criou um ambiente de trabalho tóxico e hostil, segundo reportagem do Theo Washington Post. 

Ainda segundo Hinton, Cuomo a teria convidado para seu quarto de hotel, após um evento de trabalho, em 2000, no qual a teria abraçado. Ela afirma que se afastou de Cuomo, mas que esté a puxou para junto de si, antes que ela conseguisse deixar o quarto. 

Também no sábado (06), o The Wall Street Journal publicou matéria contendo acusações de outra ex-funcionária de Andrew Cuomo. Anna Liss (35 anos) foi assessora de políticas e operações do governador democrata Andrew Cuomo, entre 2013 e 2015. 

Segundo esta ex-assessora – a quarta – o democrata teria perguntado se ela namorava, mas em outra ocasião a teria chamado de sua namorada. Segundo Anna Kiss, Cuomo também teria tocado na parte inferior de suas costas durante uma recepção e uma vez beijou sua mão quando ela se levantou de sua mesa. 

Ao todo são cinco mulheres que se indentificaram e acusaram Andrew Cuomo. 

Sexta mulher foi mantida no anonimato

Uma sexta (suposta) vítima teria trabalhado com Cuomo e também sofrido assédio sexual e comportamento impróprio do governador democrata de New York. 

A notícia foi primeiramente publicada pelo Albany Times Union, na quarta-feira (10). A mulher seria uma assessora do governador democrata e teria reclamado ao jornal sobre Cuomo supostamente lhe ter tocado de forma inadequada, dentro do Palácio do Governo.  

O Governador teria sido informado sobre a sexta mulher um dia antes da entrevista dela ao Albany Times Union. O democrata realizou coletiva na terça-feira (09). 

Em primeiro lugar, não tenho conhecimento de qualquer outra reclamação.

Como disse na semana passada, isto é muito simples: nunca toquei em ninguém de forma inadequada. … Eu nunca fiz nenhum avanço inapropriado … (e) ninguém nunca me disse na hora que eu os deixava desconfortáveis.

Obviamente, há pessoas que disseram depois do fato que se sentiram desconfortáveis.

– Andrew Cuomo, Governador de New York

Segundo a FOX News, as redes de comunicação CNN e MSNBC demoraram mais de 24 horas para noticiarem sobre a sexta mulher. A FOX News também sugeriu que essa demora foi motivada por alinhamento ideológico das redes com o democrata. 

A identidade da suposta assessora é mantida no anonimato

Políticos Democratas pedem renúncia de Andrew Cuomo

Líder do Partido Democrata no Senado, Andrea Stewart-Cousins (foto 1) e a Senadora Liz Krueger (foto 2), também Democrata, questionaram a capacidade do governador democrata Andrew Cuomo para continuar no cargo, segundo a MSNBC.

Conforme reportagem da Agência Reuters, as políticas democratas teriam provocado Cuomo a renunciar, após as acusações de assédio sexual e comportamento impróprio. 

O Senador Chuck Schumer e a Senadora Kirsten Gillibrand, ambos do Partido Democrata, também teriam pedido para Cuomo renunciar, segundo o Daily Wire

Impeachment?

O jornal americano The Boston Globe levantou a possibilidade de uma aliança entre Republicanos e Democratas para remover Andrew Cuomo de seu cargo. Cuomo sofreria um impeachment, terminando prematura e melancolicamente seu terceiro mandato como Governador de New York. 

A ala mais progressista do Partido Democrata teria falado a Cuomo para escolher entre a renúncia e o impeachment, fazendo coro junto aos Republicanos que já trabalham com essas alternativas. 

Posição de Andrew Cuomo

O Governador Democrata de New York negou todas as acusações e não renunciará, segundo o The Guardian. Porém, a matéria foi publicada na quarta-feira (03) da semana passada, quando havia três mulheres o acusando; agora são cinco já conhecidas e uma ainda anônima

Com informações do The New York Times, Medium, Daily Wire, Albany Times Union, Público (Portugal), The Boston Globe, Reuters, The New York Post, MSNBC, The Guardian, New York Daily News, The Wall Street Journal, The Washington Post, FOX News e AP News.


O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.

– Abraham Lincoln

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA丨O lusotropicalismo em Gilberto Freyre

Roberto Lacerda recorda o clássico "O luso e o trópico" para honrar a memória de Gilberto Freyre, cuja reflexão...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img