14.3 C
São Paulo
terça-feira, 28 junho, 2022

EUA | Aumenta o número de Arcebispos e Bispos que apoiam a excomunhão de Nancy Pelosi

Revista Mensal
Samara Barricelli
Samara Barricellihttp://www.revistaesmeril.com.br
Samara Oliveira Barricelli é jornalista, Católica Apostólica Romana, mãe e esposa.

Arcebispo de São Francisco excomungou a democrata na Califórnia devido ao seus esforços para aprovar uma Lei do Aborto

A presidente da Câmara de Representantes do Estados Unidos da América (EUA), Nancy Pelosi (Democrata), foi excomungada pelo Arcebispo de São Francisco, Dom Salvatore Cordileone. Pelosi está proibida de receber a Comunhão na região da Arquidiocese da Califórnia.

Nove Bispos e três Arcebispos americanos declararam seu apoio à Dom Cordileone, conforme matéria da Catolic News Agency, em 21 de maio de 2022.

Califórnia

Diocese de Oakland – Bispo Michael Barber

Diocese de Santa Rosa – Bispo Robert Vasa


Visitei o pastor em Santa Helena e o informei que se o arcebispo proibiu alguém de receber a Santa Comunhão, então essa restrição seguiu a pessoa e que o pastor não estava livre para ignorá-la […] A nova Canon (1379 §4) deixa claro que fornecer sacramentos a alguém proibido de recebê-los [tem] suas próprias penalidades possíveis

— Bispo Robert Vasa

Colorado

Arquidiocese de Denver – Arcebispo Samuel Aquila

Ilinóis

Diocese de Springfield – Bispo Paprocki

Kansas

Arquidiocese de Kansas City – Arcebispo Joseph F. Naumann


Aplaudo os esforços pacientes e perseverantes do arcebispo Cordileone para esclarecer a presidente Pelosi sobre a extrema gravidade moral de seus esforços para promover, defender e iniciar uma legislação para consagrar o aborto legalizado na lei federal.

Apoio plenamente as ações pastorais e corajosas que o arcebispo Cordileone tomou agora em um esforço para despertar a consciência da presidente Pelosi e, ao mesmo tempo, proteger os católicos na Arquidiocese de São Francisco e em todo o país de serem confundidos pelo apoio radical da presidente Pelosi ao aborto, ao mesmo tempo em que afirma ser uma católica fiel. Rezo para que a presidente Pelosi mude de ideia

— Arcebispo Joseph F. Naumann

Nebraska

Diocese de Lincoln – Bispo James D. Conley

Oklahoma

Arquidiocese de Oklahoma City – Arcebispo Paul S. Coakley

Oregon

Diocese de Baker – Bispo Liam Cary


A representante Nancy Pelosi combina orgulhosamente a prática “devota” da fé católica em sua vida pessoal com a promoção de alto perfil do aborto legalizado em sua vida política. A lacuna escandalizadora entre crença e comportamento por parte do presidente da Câmara engana gravemente seus colegas crentes sobre o ensino católico sobre justiça social e prejudica seriamente os esforços católicos para defender a vida não nascida no ventre.

O arcebispo Salvatore Cordileone trouxe repetidamente esses fatos tristes à atenção da deputada Pelosi e a chamou ao arrependimento. Em resposta, a Presidente da Câmara iniciou desafiadoramente sua defesa intransigente para o aborto ilimitado, propondo-se assim como um exemplo para políticos católicos que deliberadamente se distanciam da clareza salvadora do Evangelho da Vida. Ao mesmo tempo, ao optar por se aliar ativamente aos mais radicais defensores do aborto, a deputada Pelosi rompeu unilateralmente a comunhão com o arcebispo Cordileone e o rebanho que pastoreia. Ela retirou-se da comunhão com a Igreja.

Em uma carta à representante, em 19 de maio, o arcebispo Cordileone reconheceu esta triste ruptura pelo que é e a fez ciente de suas consequências: ela não deve se apresentar para a Santa Comunhão até que ela renuncie publicamente ao seu apoio ao aborto, faça uma confissão sacramental e receba absolvição. Essas condições convidam o retorno da deputada Pelosi à Comunhão e mostram a ela o caminho para fazê-lo nos termos da Igreja, não nos dela. Que nosso misericordioso Senhor lhe conceda a graça de aceitá-los. Que Ele fortaleça o Arcebispo Cordileone para trilhar o caminho da coragem com confiança

— Bispo Liam Cary

Texas

Diocese de Tyler – Bispo Joseph Strickland

Washington

Diocese de Spokane – Bispo Thomas Daly

Wisconsin

Diocese de Green Bay – Bispo David Ricken

Diocese de Madison – Bispo Donald Hying


Apoio plenamente a prudente decisão do Arcebispo Salvatore Cordileone de reconhecer que a Presidente da Câmara dos Representantes, a congressista Nancy Pelosi, tem persistentemente tomado posições públicas em apoio ao aborto legal, ao contrário de sua fé católica professada, optando por separar-se da comunhão plena com a Igreja Católica, e, portanto, não se apresentar para a recepção da Santa Comunhão na Arquidiocese de San. Francisco.

[…] a declaração pública de Cordileone deixou claro que esta medida séria é ‘puramente pastoral, não política’ em uma nova tentativa de ‘ajudá-la a entender o mal grave que ela está perpetrando, o escândalo que ela está causando, e o perigo para sua própria alma que ela está arriscando […]

— Bispo Donald Hying

Conforme dados da Conferência Nacional dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América (USCCB, na sigla em inglês) há 195 arquidioceses e dioceses no país.

  • 144 dioceses católicas latinas;
  • 32 arquidioceses católicas latinas;
  • 16 dioceses católicas orientais;
  • 2 Arquidioceses católicas orientais;
  • 1 Arquidiocese para os Serviços Militares, EUA;
  • 1 Ordinariato pessoal da Cadeira de São Pedro.

Com informações de Catolic News Agency e Esmeril News


Devemos defender a Verdade a todo custo, mesmo que voltemos a ser somente doze

— São João Paulo II

Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Crie rotina e atividades para seus filhos na pandemia

Não deixe as crianças sem rotina e boas atividades.
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img