O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) liberou as celebrações religiosas na Véspera da Páscoa

O ministro Kássio Nunes Marques, decidiu liberar as celebrações religiosas presenciais em estados e municípios, desde que os cultos, missas e reuniões sigam todos os protocolos sanitários.

A decisão do ministro se baseia no pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos, que foi pedida em março de 2020, segundo a CNN Brasil.

A decisão do ministro foi tomada na véspera do Domingo de Páscoa. 

Leia trechos da decisão

Concedo a medida cautelar pleiteada, ad referendum do Plenário, para o fim de determinar que: os Estados, Distrito Federal e Municípios se abstenham de editar ou de exigir o cumprimento de decretos ou atos administrativos locais que proíbam completamente a realização de celebrações religiosas presenciais, por motivos ligados à prevenção da Covid19.

– Ministro Kassio Nunes Marques

O Ministro também afirma que  “diversas atividades também essenciais, tais como o serviço de transporte coletivo, vêm sendo desenvolvidas ainda que em contexto pandêmico, demandando para tanto um protocolo sanitário mínimo que, com as devidas considerações, poderia ser também adotado no presente caso“.

“Por isso mesmo, a partir da constatação dessa realidade, não vejo como se possa simplesmente vedar a abertura dos templos e igrejas.

– Ministro Kassio Nunes Marques

Em outro trecho, o magistrado reconhece a pandemia “que o momento é de cautela, ante o contexto pandêmico que vivenciamos. Ainda assim, e justamente por vivermos em momentos tão difíceis, mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável, entre outras funções, por conferir acolhimento e conforto espiritual“.

Medidas a serem adotadas por Templos e Igrejas

  • Limitação de pessoas; no máximo 25% da capacidade;
  • Distanciamento social (com ocupação de forma espaçada entre os assentos e modo alternado entre as fileiras de cadeiras ou bancos), 
  • Obrigatoriedade quanto ao uso de máscaras;
  • Disponibilização de álcool em gel nas entradas dos templos;
  • Aferição de temperatura.
  • Fixadas estas como balizas mínimas, recomendando também outras medidas profiláticas editadas pelo Ministério da Saúde; sem prejuízo da possível e gradativa mitigação das restrições pelo Poder Executivo, conforme haja evolução positiva no tratamento e combate à pandemia.

Com informações da CNN Brasil


Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

– São Paulo Apóstolo

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar