Confira o que o conselheiro de políticas anti-Covid-19 do presidente Joe Biden afirmou sobre o uso de máscaras

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) e conselheiro de políticas para o combate à Covid-19 do presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden (Democrata), está no centro de uma polêmica, após os jornais BuzzFeed e The Washington Post publicarem milhares de páginas com seus e-mails, trocados entre janeiro e junho de 2020, conforme informamos em Nota na Esmeril News.

Tanto esses jornais, quanto diversos veículos da imprensa internacional, como a CNN americana, usaram o caso para tratar Fauci como um homem sob muita pressão, enquanto tenta levar razão e esperança aos americanos, naquele momento tão difícil e confuso. Mas aparentemente não deram a devida importância a alguns posicionamentos do infectologista.

No documento com mais de 3 mil páginas (disponível aqui), a palavra masks (equivalente inglês para máscaras) aparece 86 vezes, enquanto a palavra mask (máscara) retorna 144 menções (inclusas as 86 de masks), na maioria delas em mensagens de terceiros querendo sanar dúvidas. Porém, em todas as vezes que respondeu sobre essa qüestão foi bem claro ao afirmar que as máscaras devem ser utilizadas pelas pessoas doentes, ou com sintomas, para evitar que infectem terceiros.

Segundo Fauci, quando uma pessoa saudável utiliza máscaras, pode auferir alguns benefícios, caso alguém infectado expila gotículas nela. Contudo, isso não impede a infecção, sendo a efetividade associada a utilização das máscaras pelos infectados e sintomáticos.

E-mail respondido em 05.02.2020
E-mail enviado em 04.02.2020, referente à resposta acima

A mesma informação foi reforçada por um e-mail da Presidente e CEO da Keystone Symposia on Molecular and Cellular Biology, Deborah L. Johnson, Ph.D em Biofísica Molecular e Bioquímica, pela Universidade de Yale.

Página 190 do documento com os e-mails
Página 191 do documento com os e-mails

Em um caso, Dr. Fauci explicou que o mais importante é que o infectado mantenha o distanciamento das pessoas saudáveis, utilizando máscara quando isso não for possível.

Página 1665 do documento.

Questionado por um colega sobre procedimentos para impedir a propagação de vírus pela via aérea, Dr. Fauci responde que não entendeu o que ele quis dizer com isso e explicou que a mais forma mais prática que possuiriam à disposição para isso, seria o uso universal de máscaras. Essa conversa ocorreu cinco dias antes do e-mail acima, onde o Dr. Fauci explica que o uso de máscaras para quem está doente deve ocorrer quando não for possível manter o distanciamento.

O e-mail de 31.03.2020, em resposta a David Katz, não defende o uso de máscaras pelas pessoas sadias, mas o uso universal de máscaras, que obviamente precisa ser usada por todos os infectados e sintomáticos, que desde o começo o Dr. Fauci explica que devem usar.

Em 06.03.2020, Dr. Fauci enviou e-mail ao jornalista Donald G. McNeil Jr., do The New York Times, por sua entrevista com o Dr. Bruce Aylward, que liderou a visita da equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) à China. Na entrevista, o Dr. Aylward afirma que a comitiva só usou máscaras porque o governo chinês obriga a isso, pois não tiveram contato com pacientes, ou hospitais, e mantiveram o distanciamento.

Página 2479 do documento. Dr. Fauci diz que a entrevista com Dr. Bruce Aylward foi a melhos discussão sobre Covid-19 que ele havia visto até então.
Página 2487 do documento, onde Dr. Aylward afirma que só usaram máscaras devido imposição do governo da China.

Com informações do The Washington Post, Esmeril News, CNN (EUA) e BuzzFeed


Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público.

– Thomas Jefferson

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar