Conheça armas contra um dos maiores inimigos de blusinhas, casacos, sapatos e do asseio da casa

O mofo é causado por fungos e se prolifera em ambientes úmidos, pouco arejados, com infiltrações ou quando algumas peças passam muito tempo guardadas. Quando o problema não é resolvido a perda de roupas, bolsas, calçados, objetos, etc, é quase inevitável, mas com as dicas super práticas e produtos que você tem em casa, não será necessário se desfazer das suas blusinhas ou casacos favoritos por conta das bolotas de mofo.

Vinagre

Aplique sobre a mancha do mofo um pouco de vinagre (de preferência álcool branco) em seguida, esfregue a mancha com o auxílio de um pano limpo e úmido. Depois coloque a roupa para secar na sombra e finalize lavando normalmente.

Outra opção é deixar a roupa de molho em um recipiente com a mistura de água e vinagre por cerca de 20 minutos e depois lave a roupa normalmente.

Bicarbonato de sódio

Para retirar as manchas de mofo, basta misturar 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio com 1 litro de água e colocar a mistura para ferver junto com a roupa. A mancha sairá aos poucos, sem danificar o tecido. É importante prestar atenção durante a fervura, lavar normalmente e colocar para secar.

Água sanitária e açúcar

Essa é uma das formas mais fáceis de tirar manchas de mofo das roupas e também de impedir que o fungo continue crescendo. Porém, o produto só pode ser aplicado em peças brancas, pois também age como descolorante.

Coloque 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e deixe a peça de molho na mistura por meia hora ou acrescente 100ml de água sanitária para cada 5 litros de água, com a peça de molho por até 15 minutos. Em seguida, enxague e lave normalmente.

Leite fervido

Essa é uma ótima alternativa para tecidos mais sensíveis e a técnica é super fácil. Basta esquentar um pouco de leite e aplicar sobre o tecido. Quando a peça clarear coloque para lavar normalmente e você ainda pode adicionar um pouco de vinagre, para garantir que as manchas e os fungos sumam de vez.

Limão

O suco do limão pode ser usado em qualquer peça e age como um alvejante natural. Basta que você coloque um pouco do suco de limão sobre a mancha de mofo e deixe a peça exposta ao sol. Em seguida é só lavar. Uma das dicas mais fáceis e práticas!

Sol

É claro que essa dica não poderia faltar e acredito que boa parte das pessoas já fizeram alguma vez. O sol é um grande aliado para acabar com o mofo das roupas, já que os fungos adoram ambientes escuros e úmidos.

Caso não tenha como expor diretamente ao sol, deixe que tomem um vento à sombra. E, inclusive, as manchas pequenas podem ser removidas com a ajuda de uma escova de roupas e sabão, lavando a peça normalmente e deixando que ela seque exposta ao sol ou ao vento.

Alvejante

Não é um truque caseiro, mas é útil na hora de remover manchas difíceis. Os que não possuem cloro em sua composição podem ser usados em roupas coloridas, pois não causam danos ao tecido.

Aplique um pouco de alvejante sobre a mancha, deixe a peça de molho e depois lave normalmente.

Dica 1: Se as suas peças não puderem ser levadas à máquina, use um borrifador com uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre, depois deixe secar ao sol.

Dica 2: Se a roupa pode ser lavada na máquina, experimente usar água quente, pois é mais fácil remover a mancha e também ajuda a eliminar os fungos causadores do problema.

Dica 3: Coloque seu guarda-roupa onde bata a luz do sol, tente abrir as portas do guarda-roupas ao menos uma vez por dia, não encoste o móvel onde você guarda suas roupas diretamente na parede, tente organizar suas roupas ao menos uma vez por mês, não guarde peças molhadas ou úmidas, coloque as roupas que você não usa muito dentro de sacos à vácuo e coloque suas roupas ao sol sempre que possível. Esses hábitos podem evitar o surgimento de mofo nas suas roupas.

Não esqueça de cuidar da sua saúde, pois entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos do mofo estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e outras alergias.


A mais útil e honrosa ciência e ocupação da mulher é a ciência dos cuidados domésticos.

– Michel de Montaigne

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar