16.6 C
São Paulo
sábado, 25 junho, 2022

Dia do Astronauta: evento em Brasília contou com atividades e exposições

Revista Mensal
Vitor Marcolin
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

Os visitantes que estiveram na Capital Federal puderam aprender mais sobre as missões espaciais

Ontem, 9 de janeiro, não comemoramos apenas o Dia do Fico; há no calendário uma data comemorativa recentemente acrescentada que promove os feitos dos brasileiros no Espaço: trata-se do Dia do Astronauta. O astrônomo norte-americano Carl Sagan, refletindo sobre a insatisfação do homem com as paisagens fracas de feição do planeta Terra, disse que “em algum lugar [do Espaço], algo incrível espera ser descoberto”.

Sob esse mesmo espírito foi organizado em Brasília uma exposição a fim de despertar — pelo menos simbolicamente — a crianças e adolescentes à exploração dos céus. Já que a Terra, habitat natural do ser humano, não dispõe de elementos suficientemente interessantes à investigação do homem, olhemos para a vida que fervilha nos sistemas estelares mais distantes — ou para as minhocas lunares e os invertebrados marcianos.

No Planetário de Brasília, instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, crianças, adolescentes e seus acompanhantes puderam ouvir mais sobre as narrativas oficiais acerca da origem da vida no universo, as missões espaciais e os novos projetos de exploração do Espaço.

A escolha desta data, o 9 de janeiro, é uma referência direta à viagem espacial do primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes. O astronauta ocupa atualmente a função de Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; ele aceitou o convite do Presidente da República Jair Bolsonaro para assumir o Ministério no dia 31 de outubro de 2018.

Durante o evento, Pontes foi o responsável por fazer as apresentações especiais Missão Centenário e Da Terra ao Universo. A missão que levou o brasileiro à órbita da Terra, ocorrida em 2006, é considera um marco objetivo do avanço tecnológico do Brasil no que se refere à exploração espacial. O evento em Brasília contou com sessões explicativas sobre as diversas tecnologias desenvolvidas para a manutenção da vida dos astronautas no Espaço.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação sobre o satélite Amazônia 1, desenvolvido pelo Brasil em parceria com instituições estrangeiras.


Com informações da Agência Brasil e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Salmos XIX, 1

Este conteúdo é exclusivo para assinantes da Revista Esmeril. Assine e confira as matérias dessa edição e de todo nosso acervo.

- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img