22 C
São Paulo
quinta-feira, 26 maio, 2022

CURIOSIDADES | A preço de banana, mulher compra busto romano saqueado durante a II Guerra Mundial

Revista Mensal
Vitor Marcolinhttps://lletrasvirtuais.blogspot.com/
Apenas mais um dos milhares de alunos do COF. Non nobis Domine.

A mulher, que é americana, arrematou o artefato que estava à venda num brechó

A Fortuna sorriu para Laura Young, uma vendedora de antiguidades que vive nos Estados Unidos: ela teve a sorte de levar para casa, por um preço módico, um busto em mármore esculpido na antiga Roma. A peça havia sido saqueada da cidade alemã de Aschaffenburg durante a II Guerra Mundial. Como o busto fora parar num brechó no Texas, onde Laura o comprou, é um verdadeiro mistério. Também é misterioso o itinerário de inumeráveis raridades que surgem como descobertas anacrônicas só para o deleite dos entusiastas da História.

Busto romano de valor inestimável foi esculpido há dois mil anos, entre o final do século 1 a.C. e início do século 1 d.C. Foto: Instagram/@templeofvintage

Laura encontrou a peça sob uma mesa de uma das unidades da Austin Goodwill, uma rede de lojas que vende roupas e objetos usados. Os especialistas conseguiram datar o busto como sendo da era júlio-claudiana, período da história de Roma que se estendeu desde o início do reinado de Augusto até o fim do reinado de Nero, portanto de 27 a.C. a 68 d.C. Laura, contudo, só descobriu a real importância da peça de mármore depois de contactar especialistas acadêmicos e ouvir um consultor de antiguidades.

O sujeito representado no busto de mármore, no entanto, é um ilustre desconhecido. Não há sequer sombra de consenso entre os acadêmicos que analisaram o objeto. Todavia, alguns supõem tratar-se de Drusus Germanicus, um comandante das forças germânicas que vivera no século I a.C., este Drusus havia sido irmão mais moço de Tibério, o segundo imperador de Roma. Outros ainda afirmam que a peça na verdade representa Sexto Pompeu, filho de Pompeu, o Grande.

“É um retrato de um fora-da-lei, uma espécie de inimigo do Estado. É incomum ter algo assim. Também é interessante que alguém o tenha preservado e o tenha em sua coleção como inimigo pessoal do imperador”.

Lynley McAlpine, pós-doutoranda do Museu de Arte de San Antonio

Originalmente, a escultura alemã havia sido catalogada no museu Pompejanum, localizado na cidade de Aschaffenburg, no Estado da Baviera. Laura arrematou o objeto por apenas 35 dólares (cerca de 180 reais). Agora, depois de conviver com o busto romano em sua sala de estar por mais de três anos, a americana fez um acordo para devolver o artefato à Alemanha. Hoje, o busto de mármore está em exposição no Museu de Arte de San Antonio, próximo à capital do Texas, e deve retornar para a Alemanha no próximo ano.


Com informações do Estadão e do perfil de Laura Young no Instagram.


“A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizeram dela”.

Marco Aurélio

Gosta do nosso conteúdo? Assine a Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2022
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

CRÔNICA丨Perda

Afrânio era um aprendiz de tipógrafo na Corte que, depois do trabalho nas oficinas da Rua da Guarda Velha,...
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img