CULTURA POLÍTICA丨Visões à esquerda e à direita do automóvel

Bruna Torlay
Bruna Torlay
Estudiosa de filosofia e escritora, frequenta menos o noticiário que as obras de Platão.

Vi um petista passar de Mercedes diante de um mendigo. Reto. O poster da campanha no painel de trás. Jesus Cristo acolheu os miseráveis; o partido dos trabalhadores optou pelo poder.

*

Lamentam o profundo afastamento de Deus e promovem um notório incitador da idolatria.

*

Aconselhando aos demais que restaurem a família, guardam em seus armários as delícias do adultério.

*

Vivem da imagem de um bem que desconhecem, cuja essência não retinem, cuja aspereza não tocam, cuja doçura almejam, contanto não se lhes exija o esforço realizado pelos mártires e santos; ou por anônimos e cegos que viram o suficiente para ter calado o superficial.

*

Sabem que são maus e afetam a bondade que atrai fortunas em moedas de ouro. Pelas moedas de ouro potencialmente arrebatáveis aos ingênuos mais sujeitos ao desespero, aprendem a falar bem, como se fossem bons, de coisas boas que certamente não estão dispostos a realizar.

*

Os maus são endossados não apenas pelos ingênuos mais sujeitos ao desespero. Atraem como imã ao ferro os ignaros imbuídos de ambições descompensadas e imeritórias. Ruindade atrai ruindade. Os bons não são feridos pelos maus, a não ser indiretamente — e dessa forma, frequentemente.

*

Amealhar as migalhas de bondade naufragantes no fundo de nossa alma, projetando-as sobre os gestos imediatos recebíveis pelo terceiro mais próximo, a cada instante, ao longo do dia, constantemente. Eis a prática do cristianismo.

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Abertos

Últimos do Autor