Os valores da marcha foram alicerçados em três palavras: Deus, Família e Liberdade

Na manhã de hoje foi promovida a “Marcha da Família Cristã“, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a governadores e prefeitos proibirem a realização de missas e cultos presenciais durante a pandemia de Covid-19 por meio de decreto.

Os juízos usaram a ciência como justificativa no julgamento que ocorreu na última quinta (8). De acordo com eles, a atual situação do país na pandemia justifica que igrejas e templos religiosos sejam fechados temporariamente para evitar aglomerações em lugares fechados, ainda que as igrejas e templos sigam todos os protocolos e medidas sanitárias que são recomendadas no combate ao Covid-19. A medida é opcional aos mandatários estaduais e municipais.

A juíza Cármen Lúcia ainda reforçou que o “motivo sanitário” que veta as reuniões não é discriminatório contra as religiões e que os fiéis podem professar sua fé temporariamente fora dos templos e igrejas.

Cármen Lúcia, juíza do STF

A fé não se mede pela presença, não se confunde com banco de igreja.

– Cármen Lúcia, juíza do STF

Para os religiosos, a decisão do STF fere a liberdade de expressão da sua fé e a democracia.

Manifestantes se concentraram na frente da FIESP, na Av. Paulista, em São Paulo — Foto: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Constituição Federal

O exercício da democracia exige liberdade“, dizia uma faixa.

Segundo o Portal G1, a Marcha da Família Cristã ocorreu no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Natal, Manaus, Piauí, dentre outras capitais.

Com informações do UOL, Portal G1 e Pleno News


A fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo

– Romanos 10:17 / São Paulo Apóstolo: Epístola aos Romanos

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude manter o Esmeril News no ar!

fim
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados
Revista Esmeril - 2021 - Todos os Direitos Reservados

Leave a Comment

This div height required for enabling the sticky sidebar