17.4 C
São Paulo
terça-feira, 26 outubro, 2021

Crie rotina e atividades para seus filhos na pandemia

Revista Mensal
Samara Barricellihttp://www.revistaesmeril.com.br
Samara Oliveira Barricelli é jornalista, Católica Apostólica Romana, mãe e esposa.

Não deixe as crianças sem rotina e boas atividades. 

A pandemia afetou a nossa vida e nos distanciou das nossas rotinas diárias. Se para um adulto é importante uma rotina, imagine para uma criança que está tendo a sua personalidade formada.

Ainda que as circunstâncias não sejam boas, devido ao momento, é necessário estabelecer rotinas e atividades aos pequenos tanto para a educação quanto para o bem estar de toda a família. Inclusive uma das maiores queixas dos pais é a inquietação e teimosia dos filhos nos últimos meses.

O desenvolvimento de uma rotina implica em regras que estabelecem limites que geram doses de frustrações, algo que é importante para a criança aprender a viver com esse sentimento desde a infância; e que ao se desenvolver aprenda a agir em determinadas situações.

A rotina consiste em ter horários para dormir, acordar, brincar, assistir, ter horários para refeições, atividades escolares, atividades em casa e com a família.  Estabeleça os horários e os mantenha com disciplina.

Fazer atividades educacionais pode ser uma boa opção para distrair não só os pequenos, mas os outros integrantes da família.  Deixarei algumas dicas, abaixo:

OBJETOS COM ARGILA

Que tal botar a mão na massa e incentivar a criatividade das crianças e criar vários objetos com argilas? Clique aqui e aprenda.

JOGO DE LUDO

É um jogo de estratégia e sorte, no qual os jogadores jogam dados para movimentar pinos, previamente escolhidos por eles. Podem participar de 2 a 4 jogadores. 

A criança aprenderá a lidar com as frustrações ao perder e a pensar estrategicamente para vencer. Aprenda a jogar clicando aqui.

DOBRADURA

Ótimo exercício para coordenação motora da criança, a dobradura também incentiva na criação da criança. Aqui um tutorial do YouTube com dicas de atividades com dobradura.

PINTURA

Ajuda na criatividade, além de ser um ótimo exercício para a concentração e desenvolvimento do imaginário. Pode também usar desenhos de colorir.

LEITURA

Traz o lúdico, a fantasia, a criatividade, além do desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação. Também aumenta os conhecimentos da criança e seu vocabulário, melhorando sua capacidade de comunicação. 

Em breve uma matéria com dicas sobre leitura para seus pequenos.

DESENHO E RECORTES

Ideal para estimular a criatividade e a psicomotricidade do pequeno. Oferece a criança o desenvolvimento da coordenação motora. Clique aqui e baixe desenhos para recortar e colorir.

Vale lembrar que cada família se adapta aos poucos à rotina e é normal que a mudança cause estresse, principalmente nos pequenos. Por isso é essencial que tudo seja feito com calma e sem pressão.

Tentem aproveitar ao máximo o período que estão juntos, principalmente através de atividades e de interação, pois além de aproximar a família, torna os filhos ainda mais confiantes.

Com informações de YouTube, Desenhos para Colorir e Wikihow.


Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los.

Platão

Gosta de nosso conteúdo? Assine Esmeril, tenha acesso a uma revista de alta cultura e ajude a manter o Esmeril News no ar!

Esmeril Editora e Cultura. Todos os direitos reservados. 2021
- Advertisement -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais do Autor

Crie rotina e atividades para seus filhos na pandemia

Não deixe as crianças sem rotina e boas atividades.
- Advertisement -spot_img

Artigos Relacionados

- Advertisement -spot_img